Quase 5 mil inscrições realizadas na seleção para Agentes Territoriais de Cultura do MinC em parceria com os Institutos Federais

Publicado: Quinta, 13 de Junho de 2024, 16h52 | Última atualização em Quinta, 13 de Junho de 2024, 16h52

Agentes Territoriais de Cultura Norte Rondônia

Em Rondônia, mais de 30 pessoas se inscreveram

No dia 10/06/24, encerrou-se o período de inscrições para Agentes Territoriais de Cultura (ATC), uma parceria entre os Institutos Federais e o Ministério da Cultura (MinC). Foram registradas 4.962 inscrições em todo Brasil, das mais de 12.000 iniciadas pelo sistema.

A distribuição regional das inscrições para ATC teve o seguinte resultado:

• Nordeste: 1.618 inscrições;
  • Norte: 610 inscrições;
  • Centro-Oeste: 399 inscrições;
  • Sudeste: 1.523 inscrições;
  • Sul: 812 inscrições.

Em Rondônia, onde as inscrições foram coordenadas pelo IFRO, houve 33 inscrições que cobriram todas as regiões imediatas (Porto Velho, Jaru, Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena). Assim, será possível estabelecer cadastro de reserva em todas as regiões.

A próxima fase é de avaliação da documentação enviada pelos candidatos para a ATC, na qual a comissão avaliadora realizará a análise da pontuação extra, atuação cultural, entrevista e dos documentos dos candidatos. O resultado da pontuação extra e análise de atuação cultural serão divulgados simultaneamente. Será possível interpor recurso nas etapas de análise de atuação cultural, entrevista e habilitação, nas datas especificadas no Cronograma retificado - Anexo I do Edital.

As datas previstas das etapas de seleção, habilitação e homologação é dia 31 de julho de 2024, com início das atividades dos ATC previstas para 12 de agosto de 2024.

A análise e a seleção das candidaturas, conforme estipulado no item 10.1 do Edital nº 03/2024/PROEX/IFPA, serão conduzidas por uma Comissão de Seleção composta por, no mínimo, 20 membros. A composição incluirá representantes do Ministério da Cultura (MinC), servidores da Diretoria de Educação Popular da Secretaria Nacional de Participação Popular da Secretaria Geral da Presidência da República, servidores dos Institutos Federais que fazem parte da Coordenação regional e estadual do Programa Agentes Culturais Territoriais, servidores dos Escritórios Estaduais do MinC na região Norte e representantes das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) selecionadas no Edital SCC 02/2023, pertencente ao Comitê de Cultura do Programa Nacional de Comitês de Cultura (PNCC).

Paralelamente ao período de avaliação da documentação dos candidatos a ATC, ainda no mês de junho, será lançado o edital para seleção interna de tutores nos Institutos Federais em cada Estado. As vagas serão destinadas a docentes efetivos das áreas de Artes e Letras.

O que é o Edital dos Agentes Territoriais de Cultura?

É um Edital de chamamento público para a seleção de pessoas físicas, denominadas de Agentes Territoriais de Cultura, que irão desenvolver, em suas localidades, atividades de promoção do acesso à cultura, com idade igual ou superior a 18 anos, para atuar no âmbito do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), em que desenvolverão ações de articulação, mobilização e comunicação social, bem como um processo de mapeamento e de sistematização em seus territórios. A estratégia dos Agentes Territoriais de Cultura do Programa Nacional dos Comitês de Cultura é realizada junto aos Institutos Federais parceiros. Serão 601 vagas, distribuídas nas cinco regiões do país. Região Norte – Edital IFPA: 64 Nordeste – Edital IFRN: 175 Centro-Oeste – Edital IFG: 56 Sudeste – Edital IFRJ: 203 Sul – Edital IFSul: 103.