Parceria entre Procint, Sebrae e CRE de Rolim de Moura oferta curso de Robótica Educacional para professores de escolas estaduais
O Instituto Federal de Rondônia (IFRO), por meio do eixo Empreendedorismo e Inovação do Projeto Cidades Inteligentes (PROCINT), em Rolim de Moura, identificou a necessidade de Curso de Robótica Educacional para professores das escolas estaduais atendidas pela Coordenadoria Regional de Educação (CRE - Rolim de Moura) e propôs treinamento em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
O curso teve início nesta segunda-feira (3) na sede do Sebrae em Rolim de Moura, sendo ministrado pelos professores do IFRO Campus Cacoal, Francisco Euder dos Santos e Juliano Cristhian Silva, ambos coordenadores do PROCINT Rolim de Moura, com a parceria financeira e logística do Sebrae.
O treinamento tem como objetivo capacitar os professores para a utilização dos kits de robótica que o Governo do Estado disponibilizou para algumas escolas, criando uma cultura de inovação e cocriação dentro das escolas, que ao ser aplicado em sala de aula fortalece o protagonismo estudantil na busca por colocar em prática o que é ensinado, o que no mesmo sentido fortalece o relacionamento entre professor e alunos.
O coordenador do eixo Empreendedorismo e Inovação, Juliano Cristhian explica que o curso surgiu em 2022 em detrimento de um projeto de extensão dos professores do IFRO Campus Cacoal relacionado à robótica educacional. À época, recorda do coordenador, o Sebrae de Cacoal solicitou a criação de um curso de formação para os professores estaduais, pois algumas escolas receberam kits de robótica educacional, mas não tinham expertise para utilizá-los. “Dessa forma o curso foi planejado e executado em agosto de 2022”, acrescentou Cristhian.
“Agora em 2024, fortalecido pela chegada do Projeto Cidades Inteligentes em Rolim de Moura, por meio do Eixo de Empreendedorismo e Inovação, em reuniões com atores locais, em especial com Núcleo de Tecnologia Educacional da CRE/Rolim de Moura surgiu a demanda de execução do curso de Robótica Educacional também no município”, destacou Francisco dos Santos.
De acordo com Cristhian, o PROCINT manteve contato com o Sebrae para parceria na execução do curso, oferecendo a oportunidade de aprendizado nessa área aos professores de escolas estaduais atendidas pela CRE/Rolim.
Redes Sociais