Dia Mundial pela leitura tem ações nos campi do IFRO

Publicado: Quinta, 22 de Setembro de 2016, 16h18 | Última atualização em Quinta, 22 de Setembro de 2016, 16h55

IMG 3244O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, participou na última terça-feira, da Campanha Mundial pela Leitura #diadelertododia. O objetivo das ações que aconteceram nos campi e reitoria foi promover e incentivar o hábito de leitura. A campanha foi realizada pelas coordenações de bibliotecas e envolveram alunos e servidores.

A equipe da biblioteca do Campus Colorado do Oeste organizou um concurso, no qual os alunos poderiam escolher algum dos livros selecionados e após a leitura, poderiam fazer um resumo e concorrer a brindes surpresas. A estudante de Engenharia Agronômica, Tatiane Paloski Dalló, foi a primeira a participar do concurso proposto, apresentando o resumo do livro “O primeiro amor e outros perigos”, de Marçal de Aquino. “Essa campanha é muito boa, pois precisamos motivar as pessoas a lerem mais”, comentou.

As ações realizadas no Campus Vilhena contribuíram para despertar o gosto pela leitura, construindo na prática o hábito entre os servidores e alunos. “Gostei muito do projeto, deu oportunidade aos alunos que não são fãs de leitura, de experimentar um jeito novo de ler. Nossa ida à biblioteca e o fato de podermos escolher o que queríamos ler, foi bem interessante", destacou o estudante de edificações, Guilherme Ribeiro.

A oportunidade em participar da campanha #diadelertododia proporcionou uma experiência diferente a cada um dos participantes. “O Projeto é de uma iniciativa muito criativa e permitiu aos alunos a realização de uma leitura livre, sem cobrança e isso é muito importante para desenvolvermos o hábito de ler", explicou Naytchon Dos Santos, aluno do curso de edificações do Campus Vilhena.

Janela Literária e Momento do Conto marcaram o Dia Mundial da Leitura no Campus Guajará-Mirim. As ações envolveram em média 250 alunos do campus e também servidores. Durante a Janela Literária os participantes receberam um cartão para escreverem uma mensagem de incentivo à leitura. No momento do Conto houve seleção voluntária sobre o que declamar ao público.

O estudante de Manutenção e Suporte em Informática Samuel Vargas ressaltou que momentos de leitura estimulam e aumentam a aquisição de conhecimentos. “Foi bastante interessante, pois nos fez relembrar da importância da leitura no dia a dia. Foram apresentados textos clássicos e românticos que nos levou a viajar no mundo da imaginação”, afirmou.

O momento também propiciou ampliar o interesse pela poesia e o contato com os livros. “A experiência do projeto dia de ler todo dia me serviu para despertar ainda mais o interesse pela leitura, pela poesia e pelos textos que foram apresentados”, finalizou Yan Kaique Bento Azzi, aluno de Manutenção e Suporte em Informática Integrado do Campus Guajará-Mirim.

Também participaram da ação os campi Ariquemes, Porto Velho Zona Norte e Porto Velho Calama.

• Campus_Colorado__1
  • Campus_Colorado__2