Produtores rurais de assentamentos terão assistência na 11ª Rondônia Rural Show

Publicado: Segunda, 20 de Mai de 2024, 15h45 | Última atualização em Segunda, 20 de Mai de 2024, 15h46

Img Materia programacao GEO RO Estande RO RURal Show

Na edição de 2024, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária em Rondônia – Incra e o Instituto Federal de Rondônia (IFRO) prepararam um estande apropriado para receber a comunidade rondoniense, especialmente os residentes em Projetos de Assentamento, na 11ª edição da Rondônia Rural Show Internacional. O evento acontece de 20 a 25 de maio no município de Ji-Paraná.

Com localização centralizada, o estande contará com o suporte da equipe do Projeto GeoRondônia e oferecerá atendimento ao público para tirar dúvidas em geral, recebimento de documentos pendentes dos processos de regularização da Reforma Agrária, consultas às situações dos processos e nos sistemas do Incra com maior transparência e eficiência no acompanhamento.

Além disso, o público presente poderá conferir apresentações didáticas com apoio de materiais gráficos, participar de dinâmicas com prêmios e saber mais sobre outros projetos que são apoiados pelo GeoRondônia. Esses projetos aplicados têm seu desenvolvimento alinhado às ações finalísticas de Pesquisa e Extensão Tecnológica do IFRO.

Segundo a Coordenação Geral do Projeto GeoRondônia, a participação do IFRO e do Incra na Rondônia Rural Show Internacional, que é a maior feira de agronegócios da Região Norte, é uma grande oportunidade para a divulgação pública e científica das ações e resultados do Projeto, que, desde 2021, permitiu avanços relevantes na consolidação das políticas de reforma agrária no Estado de Rondônia. Dentre as instituições representadas, também estão a Secretaria de Estado de Patrimônio e Regularização Fundiária (Sepat), a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO) e Centro de Estudos Rio Terra.

Confira a programação do estande do IFRO e Incra na 11ª Rondônia Rural Show:

Todos os dias das 8 às 18 h:

• • Regularização da Reforma Agrária: entenda o processo e entregue seus documentos pendentes. Nossa equipe está preparada para receber e processar sua documentação, agilizando a regularização da sua propriedade.
  • • Consulta de Processos: acesse informações atualizadas sobre o status do seu processo de regularização. Com consultas rápidas, oferecemos transparência e eficiência no acompanhamento dos seus trâmites.
  • • Dinâmicas com brindes: participe de jogos educativos como Quiz e Jogo da Memória e ganhe itens personalizados do Projeto GeoRondônia.

Apresentação de Pesquisas Aplicadas - 8 às 12 h e 14 às 18 h:

TERÇA-FEIRA 21/5

Mapeamento da Fertilidade do Solo para a Cafeicultura da Indicação Geográfica – Matas de Rondônia.

Pesquisadores: Dra. Aline Gomes Lopes Pinheiro e Bel. Fernando Silva Cardoso.

QUARTA-FEIRA 22/5

Vitrines para transferência de tecnologias de baixo custo para a produção agrícola em assentamentos no Vale do Jamari, RO, no âmbito do Projeto GeoRondônia IFRO/INCRA.

Pesquisadores: Dra. Ludmila de Freitas e Dra. Valéria Polese.

QUINTA-FEIRA 23/5

Projeto Narrativas do linguajar cotidiano nos assentamentos do INCRA em Rondônia.

Pesquisadores: Msc. Décio Keher Marques e Dr. Valdir Vegini.

SEXTA-FEIRA 24/5

Sistema de Monitoramento Agrícola do Café da Indicação Geográfica Matas de Rondônia.

Pesquisadores: Dr. Rafael Carlos Bispo e Dra. Maria Angélica Petrini.

SÁBADO  25/5

Capacitação técnica para agropecuaristas e profissionais na área de Forragicultura – ações de extensão e transferência de tecnologias nos assentamentos atendidos pelo Projeto GeoRondônia.

Pesquisadores: Dr. Rafael Henrique Pereira dos Reis e Dr. Ernando Balbinot.