IFRO participará da edição de 2024 da Rondônia Rural Show

Publicado: Segunda, 20 de Mai de 2024, 15h38 | Última atualização em Terça, 21 de Mai de 2024, 09h20

img materia IFRO RO RURAL SHOW 1

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) estará com vários projetos desenvolvidos em suas unidades durante a 11ª Rondônia Rural Show Internacional (RRS). Além do Campus Ji-Paraná, também estarão representados os demais campi e macro projetos da instituição. O evento ocorre entre os dias 20 e 25 de maio, no município de Ji-Paraná.

O evento anual é realizado pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri)/Governo de Rondônia. As exposições e outras atividades ocorrerão no Centro Tecnológico Vandeci Rack, situado na Rodovia Br-364, Km 333, distante 11 quilômetros de Ji-Paraná sentido Presidente Médici. Ji-Paraná/RO. A Rondônia Rural Show é uma feira de tecnologia e oportunidades dos negócios voltados ao agronegócio do estado.

Para o Reitor do IFRO, Moisés José Rosa, a Rondônia Rural Show é um grandioso evento, uma vitrine não apenas para Rondônia, mas para toda a região Norte. “E o IFRO está presente, apresentando seus produtos, seus serviços, por meio de projetos. Os nossos servidores e alunos estão explicando para a sociedade aquilo que nós produzimos no dia a dia, produtos e serviços que impactam sobremaneira a vida das pessoas, seja no campo, seja na cidade”, destaca.

Dentre os projetos a serem apresentados durante os dias de Feira, está o “MEMC: Menor Espaço Melhor Cultivo”, que busca amenizar as desigualdades entre o pequeno/médio produtor com o grande produtor rural, viabilizando a maior produtividade com o mesmo espaço territorial do cliente. “Ele nasceu a partir da Maratona Empreendedora da UNIR e do Inova Amazônia do SEBRAE, sendo um dos projetos premiados e convidados pela SEDEC para apresentação na RRS. A proposta, em resumo, usa-se de estruturas verticais para o cultivo de plantas com a finalidade de aumentar a produtividade em até cinco vezes num mesmo espaço, podendo inclusive ser extendida para os ambientes urbanos”, explicou o coordenador do projeto, Professor Sankeis Pacheco de Oliveira da Silva. Campus Ji Paraná RSS 2

No decorrer do evento também serão apresentados os seguintes projetos: “Produção de uma bebida carbonatada a partir do xarope de cacau”; “Prestação de atendimento médico veterinário a animais de produção no Estado de Rondônia”; Escola do Chocolate; Elaboração de uma Bebida Probiótica do Mel de Cacau (Theobroma cacao l) com Lactobacillus casei; I Lançamento de foguetes com garrafas PET; Olimpíada como forma de aprendizagem; Utilização de materiais recicláveis para construção de robôs; Projeto de um sistema e aplicativo para composteira doméstica;  Sistema de Identificação Biométrica; Implementação de um Sotware as a Service (SaaS) para protocolos de comunicação em Internet das Coisas (IoT); Avaliação de desempenho de protocolos de comunicação para Internet das Coisas (IoT);  Desenvolvimento de plataforma para gestão de Equipamento de Proteção Individual (EPI) através de Identificador por Radiofrequência (RFID); Desenvolvimento de uma plataforma para honest market; Estrogênias 2.0 - Promovendo a Participação de Meninas na Ciência através da Pesquisa em Robótica; Análise de viabilidade técnica para implantação de ecoponto na cidade de Porto Velho - RO; Análise da aderência de argamassas produzidas com fibras de tucumã e polipropileno; Astronomia Itinerante - Um panorama geral do Cosmos; Aplicação de Comunicação Serial Esp-Now no Desenvolvimento de ROV Submarino e Sistema de Hidroponia Integrado a Aquicultura; Projeto Cidadania Plena, dentre outros.

De acordo com a Pró-Reitora de Extensão, Marcela Regina Stein, a participação do IFRO na RRS amplia a divulgação das ações institucionais e de todo o potencial de inovação que a instituição detém em várias áreas.  “É uma oportunidade de mostrar para sociedade os projetos de grande impacto regional que estão sendo realizados nas áreas  de ensino, pesquisa extensão,  empreendedorismo e inovação, pois sabemos que  um evento desse porte é uma importante vitrine para que a comunidade externa conheça nossas ações institucionais”, comenta.

Campus Ji Paraná RSS 1Conforme a Diretora-Geral do Campus Ji-Paraná, Letícia Pivetta, a Rondônia Rural Show é uma oportunidade ímpar no cenário estadual para divulgação dos projetos de ensino, pesquisa e extensão da unidade ji-paranaense. “Diversos segmentos ligados à agricultura da Amazônia estão presentes e o IFRO, que trabalha de forma alinhada aos arranjos produtivos locais, tem muito a contribuir e também aprender, compartilhando conhecimentos com o público em geral e também com os demais expositores. A rede de contatos proporcionada pelo evento é fundamental para inserção dos nossos meninos e meninas no mundo do trabalho. A RRS conta com a participação dos maiores fornecedores de produtos e serviços do setor, além diversas instituições públicas, compartilhando conhecimentos e experiências indispensáveis à formação profissional de qualidade”, ressalta.

O Campus Ji-Paraná contará com apresentação de vários projetos e atividades nos dias de feira: Apresentação do Curso CST ADS; Apresentação PROINFE; Lab-Box e divulgação do Curso de Licenciatura em Química; Podtech; Projetos Integradores 1 período ADS; Projeto eco bag, impressora 3 D e visita técnica; Apresentação de técnicas de análise de componentes de solo e água; Fogo em ação: estratégia sustentável; Benefícios da Integração do paricá na Pecurária; Oficina de produção de artefatos a partir da reutilização de resíduos da indústria madereira; Engenheiro florestal tecnologia e meio ambiente “Tudo que você precisa saber sobre o curso de Engenharia Florestal”; PodLace e Mostra Fotográfica da 1ª Olimpíada Indígena de Ji-Paraná.