IFRO lança editais de seleção de projetos de pesquisa e concessão de bolsas do Programa Institucional de Pesquisa (PIP)

Publicado: Sexta, 10 de Mai de 2024, 14h17 | Última atualização em Sexta, 10 de Mai de 2024, 14h18

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), através da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propesp), publicou recentemente 3 editais por meio do Programa Institucional de Pesquisa, que somam R$ 3.300.000,00 (três milhões e trezentos mil reais), para financiar cerca de 160 projetos com diversas bolsas para alunos de ensino médio técnico e graduação da instituição.

As propostas devem ser coordenadas e submetidas via Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP Pesquisa) por servidores do IFRO (docente ou TAE). Os editais ofertam bolsas para alunos do ensino médio técnico e de graduação. “Alunos de pós-graduação não participam desses editais como bolsistas, apenas como voluntários. Para os alunos dos mestrados do IFRO são oferecidas bolsas pagas pelo próprio IFRO e bolsas da CAPES, por meio de editais específicos”, destaca a Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Xênia de Castro Barbosa.

Abaixo os editais publicados:

Edital n. 6/2024 - Seleção de Novos Projetos de Pesquisa e Concessão de Bolsas de Iniciação Científica envolvendo estudantes do ensino médio e superior. Serão contemplados até 65 (sessenta e cinco) projetos de pesquisa. Cada servidor(a) (coordenador/a) poderá enviar até 2 propostas. A submissão das propostas deve ser realizada até o dia 21/07/2024. Mais informações no Edital: https://portal.ifro.edu.br/portal-ifro/457-editais/pesquisa/14911-edital-n-6-2024-programa-institucional-de-pesquisa-selecao-de-projetos-de-pesquisa-e-concessao-de-bolsas-de-iniciacao-cientifica.

Edital n. 7/2024 - Seleção de Projetos de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação e Concessão de Bolsas de Iniciação Científica envolvendo estudantes do ensino médio e superior. Serão selecionados até 70 projetos. Cada servidor(a) (coordenador/a) poderá enviar até duas propostas. As submissões podem ser realizadas até o dia 21/07/2024. Para mais informações veja o edital no link: https://portal.ifro.edu.br/portal-ifro/457-editais/pesquisa/14912-edital-n-7-2024-programa-institucional-de-pesquisa-selecao-de-projetos-de-pesquisa-e-concessao-de-bolsas-de-iniciacao-tecnologica.

Edital n. 8/2024 - Renovação de Projetos de Iniciação Científica e de Iniciação Tecnológica em vigência e aprovados em editais do ciclo anterior (2023-2024). Serão selecionados até 25 projetos. Cada servidor(a) (coordenador/a) poderá enviar até duas propostas. As submissões podem ser enviadas até o dia 21/07/2024. Confira mais detalhes no edital: https://portal.ifro.edu.br/portal-ifro/457-editais/pesquisa/14913-edital-n-8-2024-programa-institucional-de-pesquisa-renovacao-de-projetos-de-iniciacao-cientifica-e-de-iniciacao-tecnologica.

Sobre o PIP

Dentre os objetivos do Programa Institucional de Pesquisa do IFRO está o de contribuir para formação científica de servidores e discentes do IFRO, além de estimular a participação dos discentes do IFRO nas atividades de pesquisa, visando à formação de recursos humanos para o desenvolvimento científico e tecnológico. A Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Xênia de Castro Barbosa, destaca que a coordenação de projetos de pesquisa contribui para o avanço da ciência e para a melhoria dos processos de ensino e de extensão, além de ampliar as experiências profissionais dos servidores e melhorar seus currículos. “Para os alunos, participar de projeto de pesquisa permite sua introdução no conhecimento de métodos e técnicas de pesquisa, melhora as habilidades de leitura e escrita e amplia o senso crítico, estimulando-os a verticalizar os estudos (do Ensino Médio para a Graduação e da Graduação para a Pós-Graduação)”, explica.