IFRO participa da seleção de agentes territoriais de cultura no Programa Nacional de Comitês de Cultura

Publicado: Sexta, 10 de Mai de 2024, 14h09 | Última atualização em Sexta, 10 de Mai de 2024, 14h09

Agentes Territoriais de Cultura Norte

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), celebrou parceria com o Instituto Federal do Pará (IFPA) para adesão ao Programa Nacional de Comitês de Cultura (PNCC), fruto da parceria entre o Ministério da Cultura (Minc) e a Rede Federal de Ensino, Ciência e Tecnologia.

O programa destinará para Rondônia mais de 900 mil reais. O PNCC visa à ampliação do acesso às políticas públicas de cultura, com o fortalecimento da democracia e da participação popular e cidadã. A ideia é conclamar pessoas de todo o país, a fim de mobilizar e formar agentes para disseminação cultural, também com apoio à elaboração de projetos e formação de parcerias.

Agentes Territoriais de Cultura do PNCC

Os agentes selecionados receberão bolsa e auxílio inclusão digital por 12 meses, podendo esse prazo ser ampliado pelo mesmo período. Para participar, os candidatos devem dispor de 20 horas semanais, sendo cinco dessas horas dedicadas à formação e o restante em planejamento e execução.

Para Rondônia serão contratados 06 agentes (mais cadastro de reservas) para atuação nos municípios de Ariquemes, Cacoal, Jaru, Ji-Paraná, Porto Velho e Vilhena. Os candidatos devem ter acima de dezoito anos, bem como residir e possuir comprovada atuação na área cultural em seu território. O edital prevê ainda pontos extras a pessoas pertencentes a grupos minoritários, como apoio a políticas de afirmação. A capacitação dos agentes ocorrerá por meio de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC).

Com a contratação do Coordenador Adjunto do PNCC, o professor EBTT de Música do IFRO, Rivaldo José de Souza Silva, a adesão do IFRO, por meio da Pró-Reitoria de Extensão, demonstra a importância dos Institutos Federais na promoção de ações que oportunizam o acesso às políticas públicas de cultura, fortalecendo as comunidades e os trabalhadores da cultura em Rondônia.

A etapa de contratação dos agentes culturais, faz parte de ação que terá a duração de dois anos promovendo formação continuada e realização de atividades de mapeamento participativo, comunicação e mobilização social. As inscrições são gratuitas e serão realizadas exclusivamente pela internet, pelo endereço eletrônico https://mapas.cultura.gov.br/oportunidade/2143/, até as 23h59 do dia 27 de maio de 2024, seguindo o horário de Brasília.

Informações adicionais e edital completo podem ser obtidos nestes links: https://ifpa.edu.br/PNCC e https://mapas.cultura.gov.br/oportunidade/2143/.