Alunos e servidores podem acessar a ferramenta Canva for Education gratuitamente

Publicado: Sexta, 03 de Mai de 2024, 10h02 | Última atualização em Sexta, 03 de Mai de 2024, 10h58

Canva

A ferramenta oferece acesso a conteúdo premium, recursos colaborativos e integrações

Um pacote de ferramentas digitais voltado para o design, capaz de auxiliar na realização de atividades administrativas e acadêmicas, está disponível gratuitamente para estudantes dos cursos técnicos integrados, professores e técnicos administrativos do Instituto Federal de Rondônia (IFRO). Por meio de uma parceria estabelecida com o Canva, diversos modelos de comunicação visual e recursos que promovem a colaboração e integração, estão com o acesso liberado para a comunidade escolar, ou seja, sem conteúdo restrito. Para isso, basta ter um computador, notebook, celular ou tablet conectado à internet.

As ferramentas podem ser utilizadas on-line através do site www.canva.com. Ao acessar a página e visualizar a área de login, será necessário utilizar as credenciais de identificação do IFRO. Tanto para servidores quanto para alunos, é necessário efetuar o login na plataforma utilizando o e-mail institucional “@estudante.ifro.edu.br” ou “@ifro.edu.br”. A parceria firmada com o Canva é resultado de um esforço conjunto da Assessoria de Comunicação e Eventos e da Diretoria de Gestão de Tecnologia e Informação, com o objetivo de enriquecer e ampliar as possibilidades de criação de conteúdos que comuniquem eficazmente com alunos e parceiros do IFRO.

Sobre isso, a Assessora de Comunicação e Eventos, Viviane Camelo, explica que o Canva é uma plataforma intuitiva e fácil de usar, que permite aos usuários de todos os níveis de habilidade em design desenvolverem materiais visualmente impactantes sem a necessidade de conhecimento técnico extensivo. Além disso, a plataforma possui uma biblioteca de elementos gráficos, como imagens, ilustrações, ícones, fontes e templates pré-formatados, que agora, com acesso à versão Edu, podem ser personalizados gratuitamente com a marca do IFRO. “Além disso, facilita a colaboração em equipe, permitindo que várias pessoas trabalhem simultaneamente em um mesmo projeto, independentemente de sua localização geográfica”, destaca a assessora.

Para o diretor de TI, Bruce Albuquerque, essa iniciativa é importante porque proporciona aos servidores e alunos uma ferramenta para a produção de materiais para as aulas e, administrativamente, para a criação de conteúdo, facilitando a comunicação e as apresentações de gestão e informações. Portanto, considera-se positiva nesse sentido. “Algumas pessoas da comunidade já a utilizavam, e ter a possibilidade de utilização de forma institucional para a produção de materiais para diversos fins é significativa. Acredita-se que seja especialmente importante para os professores, tanto para as aulas quanto para a gestão”, reforça o diretor.