Edital abre inscrição para formação institucionalizada de coletivos estudantis nos campi

Publicado: Segunda, 18 de Março de 2024, 12h36 | Última atualização em Segunda, 18 de Março de 2024, 12h36

PROEX ColetivosO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) publicou edital para fomento à formação de coletivos estudantis nos campi com vistas ao desenvolvimento de ações e atividades extracurriculares vinculadas a eixos temáticos de valorização das culturas afro-brasileira, valorização das culturas indígenas e quilombola, protagonismo feminino, gênero e diversidade sexual, protagonismo e autonomia das pessoas com deficiência e identidade de gênero. Os coletivos objetivam promover um espaço de diálogo que leve em consideração a missão do IFRO, que é ter foco na formação de cidadãos comprometidos com o desenvolvimento humano, econômico, cultural, social e ambiental sustentável. A ação é coordenada pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen), em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão (Proex), por intermédio da Diretoria de Assuntos Estudantis (DAE) e da Diretoria de Programas e Projetos (DPPEX).

Serão selecionadas até 20 propostas de formação de coletivos, com seleção de até duas propostas por campus do IFRO. Em caso de não preenchimento de vagas por algum campus, as vagas poderão ser remanejadas para outras unidades, considerando a classificação obtida. A inscrição deverá ser realizada via formulário Google, por meio deste link: https://forms.gle/5wwk6iTB1CcAEKM99

Cada coletivo poderá ser composto por até três coordenadores bolsistas, os demais integrantes serão voluntários. Os estudantes bolsistas devem ser discentes matriculados e estar frequentando regularmente qualquer curso de nível médio técnico ou graduação e ter disponibilidade para cumprimento de carga horária semanal de 12 horas na execução das atividades do coletivo. É obrigatória a vinculação de um servidor (docente ou TAE) como tutor.

Os coletivos selecionados e aprovados poderão solicitar a concessão de taxa de bancada com o objetivo de auxiliar nas despesas destinadas ao desenvolvimento do plano de ação. Para tanto, as propostas deverão incluir orçamento detalhado (contendo previsão de uso do recurso), na modalidade custeio, no valor máximo de R$ 1.000,00. O investimento máximo para pagamento de taxa de bancada será de R$ 20.000,00 para atendimento de todos os coletivos a serem formados. O recebimento da taxa de bancada será de responsabilidade do servidor tutor, bem como o uso e a prestação de contas.

Para ler o edital completo, clique aqui.