Professor do IFRO debate na Unir em Rolim de Moura o impacto da tecnologia e da Inteligência Artificial na vida moderna

Publicado: Segunda, 18 de Março de 2024, 10h36 | Última atualização em Segunda, 18 de Março de 2024, 17h40

Procint2O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) esteve representado na aula inaugural do Mestrado de Ensino de Ciência da Natureza da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), em Rolim de Moura (RO). O Professor do Campus Cacoal, Juliano Cristhian Silva, abordou nuances que envolvem o impacto da tecnologia da Inteligência Artificial (IA) na vida moderna.

Atualmente, o uso da IA é uma realidade no dia a dia. Num simples vídeo ou arte nas redes sociais que é postado ou acompanhando notícias, lá está ela, seja na edição, num filtro ou na produção de um texto. O evento foi no dia 13 de março e reuniu acadêmicos, professores e profissionais interessados no tema. O foco da palestra, de acordo com o professor, foi aprofundar o entendimento sobre a relação entre o avanço tecnológico e o cotidiano das pessoas, destacando desde questões de proteção de dados até o uso da IA tanto na academia quanto no mercado de trabalho.

Atuando também como coordenador do Eixo de Empreendedorismo e Inovação do Projeto Cidades Inteligentes de Rolim de Moura (PROCINT),
Juliano apresentou de forma abrangente todos os eixos do projeto e os produtos previstos para entrega ao município. Um dos pontos cruciais discutidos foi a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e sua importância, salientando os deveres e direitos de todos os envolvidos no tratamento de dados sensíveis das pessoas. A palestra abordou os aspectos legais, e também levantou reflexões sobre ética e responsabilidade no uso dessas informações.

Além disso, o docente falou sobre o papel da inteligência artificial nas instituições de ensino e no mercado de trabalho, desde sua história e evolução até as implicações práticas e éticas. Foram discutidos tópicos como o impacto da IA no mundo do trabalho, ferramentas generativas de IA e exemplos práticos de sua aplicação. “É fundamental compreendermos como a tecnologia, em especial a Inteligência Artificial, está moldando nosso presente e futuro. Devemos estar preparados para aproveitar os benefícios dessas inovações, mas também para lidar com os desafios éticos e sociais que surgem”, destacou durante a apresentação.

O professor entende que a palestra foi bem recebida pelo público, que se mostrou engajado em debater e explorar os temas apresentados. Para os organizadores do evento, foi uma oportunidade de promover o conhecimento e estimular reflexões sobre o papel da tecnologia na sociedade contemporânea. Para concluir, Juliano mostra que o evento encerrou demonstrando que a iniciativa ajudou a promover o diálogo e a disseminação do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos envolvidos.

• Procint
  • Procint1