Egressa do IFRO Ji-Paraná é selecionada para o Programa Oportunidades Acadêmicas 2024

Publicado: Quarta, 06 de Março de 2024, 17h41 | Última atualização em Quinta, 07 de Março de 2024, 17h00

Thayna Albuquerque Silva

Thayna Albuquerque Silva, que finalizou o técnico integrado ao ensino médio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) em dezembro de 2023, foi selecionada para o programa Oportunidades Acadêmicas 2024. Egressa do Curso Técnico em Informática do Campus Ji-Paraná, Thayna será uma das representantes de Rondônia. O número de inscrições da seleção para este ano atingiu 220, sendo 22 os aprovados brasileiros, apenas dois selecionados no estado de Rondônia, a estudante do IFRO e mais um aluno de escola estadual do município de Ariquemes.

A seleção ocorreu em processo iniciado em novembro do ano passado. O IFRO por meio da sua Assessoria de Relações Internacionais (Arint) incentivou a participação dos alunos, relembre a matéria clicando aqui. Podem se candidatar ao Programa Oportunidades Acadêmicas – Graduação estudantes que estão terminando no ano em que inicia a seletiva ou no próximo o curso equivalente ao ensino médio e que farão na sequência o ensino superior. O objetivo é apoiar alunos com alto desempenho acadêmico, mas que não têm condições financeiras de arcar com os custos do processo de candidatura a programas de graduação nos EUA, com o objetivo de conseguirem bolsas oferecidas pelas universidades norte-americanas. A ação é gerenciada pela rede EducationUSA.

Do IFRO, em anos anteriores, foram contemplados com o programa: Eduarda Caroline (Campus Colorado), em 2021; e Ana Beatriz Santos Monteiro (Campus Calama), em 2023. Segundo Thayna Albuquerque Silva (Campus Ji-Paraná), contemplada para 2024, “descobri a existência do programa Oportunidades Acadêmicas através de um grupo de WhatsApp do escritório do EducationUSA/Arint, do IFRO, por intermédio da Diana Ketlem. Além disso, também passei a ouvir muito sobre o OPP pelos meus amigos do Jovens Embaixadores, intercâmbio do qual participei. Desde então soube que essa oportunidade seria perfeita para mim, pois eu já apresentava o perfil procurado pelo programa”.

Ela ainda explica que o processo seletivo, que se assemelha bastante ao de candidatura às universidades estadunidenses, durou de novembro de 2023 a fevereiro de 2024. A seleção deste ano contou com uma etapa a mais: a prova de proficiência em língua inglesa. “Particularmente, foram meses longos, de muito empenho e ansiedade – passei o Natal e o ano novo inteiros produzindo, organizando e revisando os materiais e documentos que enviei!”, completa.

Sobre as expectativas, resume que “no fim, deu tudo certo: oficialmente faço parte do programa! Quero ingressar em um curso da área de Ciências Sociais e Política e estou com muita energia e motivação para aproveitar ao máximo todo o apoio que o OPP irá oferecer ao longo deste ano”. O link do canal de informações da Arint/IFRO no WhatsApp que Thayna menciona é este aqui, clique para participar.

“Eu me sinto muito feliz e orgulhosa quando temos resultados como esses. É o segundo ano consecutivo que temos alunos selecionados para o Oportunidades Acadêmicas. Um programa com um processo de seleção extremamente competitivo e que abre portas para oportunidades inimagináveis. Thayna terá muito trabalho pela frente, mas tenho certeza que ela dará conta e fico na torcida para que tenhamos bons resultados no final do ano com sua aceitação em alguma universidade nos EUA”, ressalta a Assessora de Relações Internacionais, Diana Ketlem.

“Como Orientadora do EducationUSA em Rondônia, eu fico orgulhosa da quantidade de alunos do IFRO e de Rondônia que tem se empenhado em se inscrever nas oportunidades que compartilhamos. A Arint e o EducationUSA Rondônia ficam à disposição para ajudar os alunos que se interessarem! O Programa Oportunidades Acadêmicas abre edital todo ano em novembro e nós sempre divulgamos no site do IFRO e no canal de informação da Arint”, conclui Diana.

O IFRO possui parceria com o EducationUSA, e mantém em funcionamento um Centro de Orientação, localizado no Campus Porto Velho Calama. O espaço atende a comunidade interna de todo o Instituto, bem como também orienta a comunidade externa à instituição.

O EducationUSA é uma Rede do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América, que oferece informação sobre oportunidades de estudo nos EUA e acompanha alunos ao longo do processo de admissão para programas de verão, graduação, mestrado, doutorado, inglês e cursos de curta duração. Os escritórios EducationUSA oferecem uma gama de serviços e atividades para todos os interessados em estudar nos EUA. No escritório de Rondônia para marcar orientação é só entrar em contato pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.