Eventos marcam semana do Dia Internacional da Mulher em unidades do IFRO

Publicado: Quarta, 06 de Março de 2024, 16h22 | Última atualização em Quarta, 06 de Março de 2024, 20h30

2024 03 Dia da Mulher capa340x360Uma série de atividades movimenta a cada ano o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) no período em que se comemora o Dia Internacional das Mulheres. Desde a celebração delas na inovação e pesquisa e envolvimento em ensino e extensão, sempre há atividades sendo realizadas. Não seria diferente em 2024, em que há ações realizadas conjuntamente nesta semana: em frente com ELAS!

Com inscrições abertas pelo Sistema Suap, a Roda de conversa “Mulheres na Ciência: trajetórias, desafios de inspirações” é organizada Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propesp), Comissão Interna de Supervisão do Plano de Carreira e Cargos dos Técnico-Administrativos em Educação (CIS/PCCTAE) e Comissão da Mulher do Instituto Federal de Rondônia. O “IFRO com ELAS: mulheres na ciência: trajetórias, desafios e inspirações” será dia 7 de março, às 19h30, on-line pela sala webex. Inscrições neste link aqui.

No Campus Ji-Paraná, o “IFRO com ELAS: educação, ciência e tecnologia para o empoderamento das mulheres” será às 19 horas do dia 08/03, também com inscrições via Sistema Suap. A palestra será com a Psicóloga Anne Cleyanne e terá transmissão ao vivo pelo Canal do IFRO Ji-Paraná no YouTube. Mais informações neste link aqui.

No Campus Porto Velho Zona Norte serão 3 eventos alusivos diretamente ao Dia Internacional da Mulher. Um deles é o “Cine Debate com a Autora”, em que haverá exibição do filme “Fênix: a mulher renasce todo dia”. O filme é de Márcia Aguiar e será apresentado no dia 7 de março, no Miniauditório, a partir das 14 horas, numa realização da Direção-Geral e Departamento de Extensão (Depex) do campus. Também compõe o Dia da Mulher com momentos organizados pela Direção-Geral, Coordenação de Gestão de Pessoas (CGP) e Departamento de Apoio ao Ensino (Dape). No período da tarde do dia 08/03, às 16 horas, no Miniauditório do Zona Norte, vai ocorrer a palestra “Saúde da Mulher: Cimatério e Envelhecimento Saudável”, com a Médica Ginecologista Ida Perea Monteiro. E à noite, “Beleza Feminina: a saúde e os cuidados com a pele”. A palestra será ministrada pela Médica Dermatologista Lisiane Luz, às 19 horas, também no Auditório.

Em parceria com o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe-RO) – Seção Ariquemes, Guajará-Mirim e Porto Velho, o Campus Porto Velho Calama realiza uma Roda de Conversa. O tema será “Saúde mental e a invisibilidade do trabalho da mulher”, tendo a participação da Professora da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Wilma Suely Batista Pereira. Ela é Psicóloga, Doutora em Ciências: Desenvolvimento Socioambiental (Naea/UFPA), Pós-Graduada em Intervenção na Autolesão, Prevenção e Posvenção do Suicídio, Coordenadora do Observatório de Violência, Suicídio e Política Pública (OBSAT) e Professora Titular do Departamento de Ciências Jurídicas da Universidade da UNIR. O encontro será às 18 horas do dia 08 de março, na Sala de Vidro do Calama.

Cafés colaborativos também estarão ocorrendo. No Campus Jaru será um Café da Tarde, organizado pela Direção-Geral, Coordenação de Gestão de Pessoas (CGP) e Coordenação de Comunicação e Eventos (CCEV). Na Reitoria, um café diferenciado reunirá as pessoas para apresentações especiais. No 8 de março, no Espaço Coworking da Reitoria, às 8h30, iniciando com boas-vindas da Reitora Substituta, Xênia de Castro Barbosa, e fala das convidadas: Leiliane Borges Saraiva (IFRO), Naralina Melo de Freitas (colaboradora), Sônia Maria Mendes Morais Silva (CGU), Vilma Alves dos Santos (Assessora Parlamentar), Alyne Lorenço – Apresentação Artística (IFRO) e Dâmares Sanches e Artur Simpson (IFRO). E na sequência lembrancinhas do projeto “Projeto Reuso com Arte”, coordenado pela Professora do Campus Vilhena, Jaqueline Aida Ferrete.

• 2024-03_Dia-da-Mulher_capa340x360
  • Dia_Mulheres_-_Jipa