IFRO retoma parceria com o British Council EnglishScore para testes de proficiência

Publicado: Terça, 05 de Março de 2024, 18h29 | Última atualização em Terça, 05 de Março de 2024, 18h33

EnglishScore Outros testes 1

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) retomou a parceria com o British Council EnglishScore. Em outro formato, com algumas licenças disponíveis para servidores interessados em ingressar em programas de mestrado ou doutorado que exigem proficiência em língua inglesa. Diferente da parceria firmada em 2022, em que havia desconto, agora há a licença completa.

O EnglishScore é o novo teste mobile e certificado de inglês reconhecido internacionalmente do Conselho Britânico. Com mais de 6 milhões de usuários em 150 países, é reconhecido e confiado por centenas de universidades, empregadores e governos. O EnglishScore pode ser usado para medir o nível de proficiência em inglês dos alunos para ingresso em cursos, para acompanhamento de progresso, como um exame de término de módulos/cursos, dentre outros. O EnglishScore, avalia de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CEFR) A1-C1 e é válido internacionalmente por dois anos. O teste pode ser equiparado com o TOEIC, TOEFL ITP e IELTS, que são os mesmos testes exigidos na maioria dos editais de seleção para mestrado ou doutorado.

Segundo a Assessora de Relações Internacionais, Diana Ketlem, “por sermos parceiros, o certificado emitido após o aluno fazer o teste contém a logo do IFRO e do British Council. O teste não é feito pelo IFRO mas somos nós que fazemos a gestão e emitimos o certificado”.

Considerando que a maioria dos testes de proficiência exige que o candidato tenha custos com o teste, passagens e hospedagem em outro estado para que seja realizado, o EnglishScore, pode ser feito em qualquer lugar, já que é realizado em um celular por meio de um app que pode ser baixado nas lojas de aplicativos. O teste avalia a proficiência nas quatro habilidades (fala, escrita, leitura e compreensão oral) utilizando uma tecnologia adaptativa para entregar perguntas sob medida para o nível do candidato, garantindo um resultado rápido e preciso. Durante o teste, a câmera frontal do usuário é ativada para detectar trapaças e má conduta e só é emitido o certificado caso esteja tudo dentro dos conformes no padrão de segurança do British Council.

Os servidores interessados em fazer o teste devem preencher o formulário de intenção: https://forms.gle/fr97y8uTkxVu7VETA para que a Assessoria de Relações Internacionais (Arint/IFRO) entre em contato para as devidas instruções. “É fundamental que nossos servidores possuam fluência em um segundo idioma e comprovem com certificados reconhecidos internacionalmente por meio de testes de alto padrão. A parceria renovada com o British Council EnglishScore contribui significativamente para nossos esforços de internacionalização no âmbito do IFRO. Esta colaboração representa uma excelente oportunidade para os servidores interessados em prosseguir com seus estudos de pós-graduação, oferecendo-lhes a chance de realizar um teste de proficiência sem os custos adicionais relacionados à mobilidade para outros estados”.

Mais informações pelo e-mail da Assessoria de Relações Internacionais: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.