IFRO publica edital do Projeto “IFROatleta cidadão” para seleção de bolsistas

Publicado: Sexta, 01 de Março de 2024, 19h03 | Última atualização em Terça, 05 de Março de 2024, 10h20

img materia Projeto IFROatleta Cidadão

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), publicou editais de seleção de professores de Educação Física e Colaborador/Auxiliar para atuarem no projeto “IFROatleta cidadão”. O objetivo do projeto é oportunizar a adolescentes vivência com modalidades esportivas, por meio de suas práticas, a fim de que não apenas despertem ou ampliem o gosto por modalidades, como também desenvolvam sua cidadania.

Serão selecionados profissionais para atuarem nos polos: Colorado do Oeste (Cerejeiras e Pimenteiras do Oeste); Vilhena; Ji-Paraná; Cacoal; São Miguel do Guaporé; Jaru; Ariquemes; Porto Velho Calama; Porto Velho Zona Norte; Porto Velho Zona Leste e Guajará-Mirim.

As inscrições vão até o dia 11 de março de 2024 e deverão ser realizadas por meio do preenchimento dos formulários eletrônicos, com a  inclusão de documentos em extensão PDF, legíveis e em arquivo único. Para a função de Professor Formador o link de inscrição é: https://forms.gle/K1Q65fxDNeKao1HP9. Para a função de Colaborador/Auxiliar as inscrições devem ser feitas em:  https://forms.gle/AtBovx5WSeNJG1W46.

Na seleção dos bolsistas para atuarem na função de professor de Educação Física é necessário ter graduação em Educação Física com ou sem vínculo com o serviço público, Carteira de Identidade Profissional- CIP ou Certidão Negativa de Regularidade. Já para atuar na função de professor nas comunidades indígenas das aldeias ite rap e paygap (polo Ji-Paraná), o profissional deverá apresentar comprovante de experiência em práticas da cultura corporal de movimento com indígenas. A carga horária mensal é de 64h, com bolsa no valor de R$ 2.200,00, por um período de até 10 meses. O edital pode ser consultado em: https://selecao.ifro.edu.br/reitoria/1262-edital-n-02-2024-selecao-de-profissionais-para-atuarem-na-funcao-de-professor-formador-do-projeto-ifroatleta-cidadao

Na seleção dos bolsistas para atuarem na função colaborador/auxiliar podem participar: alunos de cursos técnicos ou de graduação do IFRO; alunos de graduação em Educação Física de qualquer instituição; graduados em Educação Física; profissional com ensino médio completo e experiência comprovada na área em que concorre; profissional com experiência em práticas corporais junto à comunidades indígenas (este item é específico para o colaborador que pleitear a vaga nas aldeias ite rap e paygap), mediante comprovação. A carga horária mensal é de 64h, com bolsa no valor de R$ 900,00, por um período de até 10 meses. O edital pode ser consultado no link:  https://selecao.ifro.edu.br/reitoria/1263-edital-n-03-2024-selecao-de-profissionais-para-atuarem-na-funcao-de-colaborador-auxiliar-do-projeto-ifroatleta-cidadao.

Nos editais os candidatos poderão conhecer como optar pelo município onde pretendem atuar, saber quais as atribuições de cada função e a documentação necessária para inscrição.

Sobre o IFROatleta cidadão

O Projeto “IFROatleta-cidadão” decorre fundamentalmente da necessidade de oferecer aos estudantes de escolas públicas e privadas oportunidades quanto à prática esportiva. Serão oportunizadas aos jovens na faixa etária entre 13 e 17 anos atividades nas modalidades de futsal, futebol, voleibol, handebol, basquetebol e atletismo, além dos eventos de formação cidadã, que ficarão a cargo de uma equipe de profissionais de sociologia.

As atividades práticas do projeto irão ocorrer nas dependências dos campi do IFRO e também nos locais viabilizados via parceria, tanto com prefeituras quanto com clubes e entidades privadas. Além de arcar com os custos dos professores e colabores, o projeto irá fornecer os materiais necessários ao desenvolvimento das atividades como: bolas, camisetas e material didático para as práticas das modalidades. Os municípios onde o projeto será desenvolvido são: Guajará-Mirim, Porto Velho, Ariquemes, Jaru, Ji-Paraná, São Miguel do Guaporé, Cacoal, Vilhena, Colorado do Oeste.

Com relação à participação dos alunos no projeto será publicado em breve um edital com objetivo de selecionar alunos e alunas da rede pública e privada de educação do estado de Rondônia, com faixa etária entre 13 e 17 anos, para participarem das práticas esportivas ofertados na modalidade presencial. Serão ofertadas até 240 (duzentos e quarenta) vagas, em cada um dos municípios polo. Cada aluno receberá uma bolsa mensal no valor de R$ 100,00 para ajudar a custear o transporte até os locais das atividades.