IFRO adota uso do login “gov.br” visando facilitar acesso aos serviços públicos digitais

Publicado: Sexta, 23 de Fevereiro de 2024, 08h28 | Última atualização em Quinta, 29 de Fevereiro de 2024, 11h13

Captura de tela de 2024 02 20 17 40 47O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) adotou o login “gov.br”, facilitando o acesso aos serviços públicos digitais. O serviço foi disponibilizado nos sistemas institucionais gerenciados pela Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI), sediada na Reitoria da instituição, como parte do processo de Transformação Digital do Governo Federal, no qual o IFRO está inserido.

Agora, servidores, alunos e candidatos de processos seletivos podem acessar usando o login que já possuem no gov.br. A conta gerenciada pelo governo brasileiro é um meio de acesso digital do usuário aos serviços públicos digitais, garantindo a identificação de cada cidadão que acessa os serviços digitais.

No IFRO, a integração de sistemas ocorreu no mês de fevereiro de 2024, conforme execução da Coordenação de Desenvolvimento de Sistemas (CDSIS). “A implantação do login gov.br universaliza o acesso aos serviços do IFRO por meio de uma autenticação integrada aos serviços do Governo Federal”, explica o Coordenador da CDSIS, Elias dos Reis Lima.

“Com a introdução do login gov.br, os usuários dos serviços oferecidos pelo IFRO terão a conveniência de utilizar uma conta única do Governo Federal. Por exemplo, os candidatos que participam dos processos seletivos poderão realizar suas inscrições e acompanhar todo o processo utilizando apenas essa conta. Além disso, no caso de aprovação, a pré-matrícula poderá ser feita sem a necessidade de criar um novo cadastro no Sistema Unificado de Administração Pública (Suap). Em resumo, essa implantação visa simplificar e facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços digitais oferecidos pelo IFRO”, conclui Elias.

Existem 12 diferentes módulos no Suap usados no cotidiano da instituição atualmente. Os relacionadas à Administração, que reúnem funcionalidades para os principais setores administrativos, além do controle de pessoas físicas, pessoas jurídicas, pessoas externas, prestadores de serviço, prédios e salas; ao Ensino, como gerenciadores de todas as funcionalidades acadêmicas, permitem acesso do aluno, professor e responsável pelo aluno, além das funções administrativas de secretaria acadêmica, diretor acadêmico, coordenador de curso e outros; mais funcionalidades ligadas aos Documentos e Processos Eletrônicos; Pesquisa e Inovação; Extensão; Gestão de Pessoas; Desenvolvimento Institucional; Serviço Social; Saúde; Central de Serviços; Comunicação Social; e Tecnologia da Informação.

O login pelo gov.br está disponível no Suap e no Sistema de Processo Seletivo, para a inscrição de candidatos quando há seleções abertas na instituição.

GOVERNO DIGITAL

Conforme informações do Governo Federal, busca-se a transformação digital com o oferecimento de um serviço público de qualidade, com menos gasto de tempo e dinheiro por todos, para melhorar a vida daqueles que vivem e trabalham no país. Com a automação de serviços, reduz-se substancialmente despesas anuais e torna a vida mais fácil. Monitora-se melhor a oferta de serviços e suas melhorias, tornando mais direta e transparente a relação do Estado com os brasileiros. O Governo Digital pode ser acessado neste link aqui.

Para o cidadão, possuir o gov.br permite acesso mais rápido a serviços públicos em diversas áreas, entre elas saúde, educação e transporte. Atualmente o APP centraliza serviços em diferentes áreas, como CadÚnico, FGTS, Previdência Social, CNH (Carteira Nacional de Habilitação), Receita Federal/Imposto de Renda, CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social), Título de Eleitor, Carteira de Vacinação, programa Desenrola Brasil, entre outros.