IFRO apresenta projetos e alinha parcerias em visita à Brasília

Publicado: Quinta, 01 de Fevereiro de 2024, 22h34 | Última atualização em Quinta, 01 de Fevereiro de 2024, 22h36

Reitoria Reunião Brasília 5

Representantes do Instituto Federal de Rondônia estiveram, durante esta semana, em visita estratégica à capital federal, Brasília (DF). Foram visitados pela comitiva, a Secretaria-Geral da Presidência da República, o Ministério da Educação (MEC), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), nos quais foram apresentados e alinhados diversos projetos em andamento no IFRO.

A comitiva do IFRO presente em Brasília incluiu os Diretores-Gerais dos Campi Porto Velho Calama (Leonardo Leocádio), Porto Velho Zona Norte (Jeferson Cardoso), Ji-Paraná (Letícia Pivetta) e Vilhena (Rodrigo Stiz), a  Diretora de Programas e Projetos (Márcia Tesser),  o Coordenador-Geral do projeto Comunidades Fortes (William Kenedy), o Assessor Especial da Reitoria (Olakson Pedrosa), e Érica Navarro, Coordenadora do projeto "Bioeconomia no uso múltiplo da teca para o desenvolvimento social e econômico de Rondônia".

Em uma das reuniões, o Ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, recebeu a equipe do IFRO para discutir projetos e parcerias. “Essas interações visam a fortalecer as parcerias e a promover a efetividade das ações educacionais e de desenvolvimento regional”, destacou o Reitor Moisés José Rosa, enfatizando a importância do IFRO na promoção da educação pública de qualidade no estado.

Durante as reuniões, o Reitor apresentou os macroprojetos em desenvolvimento pelo Instituto e as perspectivas futuras em relação às ações de extensão, que pretendem fortalecer a educação e o desenvolvimento socioeconômico da região. O gestor também ressaltou a relevância das obras que serão inauguradas a partir de fevereiro no IFRO, enfatizando a importância da presença do Presidente da República e do Ministro da Educação nas cerimônias de inauguração.

“Outro assunto abordado foi a articulação para a realização da 1ª reunião de gestores federais no estado de Rondônia e o convite ao Ministro para que participe do evento”, informou o Assessor Especial do IFRO, Olakson Pedrosa, destacando a articulação da ex-senadora Fátima Cleide para viabilizar o contato com a Secretaria-Geral da Presidência da República.

Durante a estadia em Brasília, Moisés Rosa ainda participou da reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF), na qual foram discutidas deliberações referentes ao ano letivo de 2024 e a atuação da rede federal de educação. “Concluímos as visitas com a expectativa de fortalecimento das parcerias, concretização dos projetos em andamento e o avanço significativo na promoção da educação de qualidade em Rondônia”, elencou o Reitor.

• Reitoria_-_Reunião_Brasília_1
  • Reitoria_-_Reunião_Brasília_2