Anais do VI Congresso Amazônico de Educação a Distância são publicados

Publicado: Quarta, 31 de Janeiro de 2024, 17h09 | Última atualização em Quarta, 31 de Janeiro de 2024, 17h09

anaisO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, por meio da Diretoria de Educação a Distância (IFRO/DEaD), realizou a publicação dos Anais do VI Congresso Amazônico de Educação a Distância (CAEaD). O evento foi realizado virtualmente no ano passado, de 14 a 17/11/2023, e teve como tema “Desafios da Inteligência Artificial nos Saberes e Práticas Beradeiras”. Ao todo, foram mais de 1.800 participantes e 5 mil acessos nos 4 dias de programação.

Organizado em parceria com a Comissão Científica do VI Congresso Amazônico de Educação a Distância e o Grupo de Pesquisa em Educação a Distância (GPED), o Congresso resultou na publicação de 62 trabalhos, abrangendo diversas modalidades científicas.

Saulo Souza de Macedo, Diretor de Educação a Distância do IFRO, explica que dentre os trabalhos destacam-se artigos científicos, relatos de experiências inovadoras, resumos expandidos, oficinas e minicursos, todos criteriosamente aprovados e integrantes da programação científica que enriqueceram os debates. “Os eixos temáticos abordados refletem a riqueza e a abrangência das discussões promovidas durante o Congresso”, avalia.

No eixo temático “Inteligência Artificial na Educação” foi abordado o quanto a AI pode contribuir para a melhoria do ensino e da aprendizagem, explorando sistemas de tutoria inteligente, análise de dados educacionais e personalização do ensino. Em “Acesso à Educação nas Comunidades Ribeirinhas” a investigação foi quanto aos desafios enfrentados pelas comunidades beradeiras no acesso à educação, destacando o papel da tecnologia, incluindo a inteligência artificial, na superação dessas barreiras.

O eixo temático “Sustentabilidade e Cultura Local” explorou a relação entre a adoção de tecnologias educacionais baseadas em inteligência artificial e a preservação da cultura e meio ambiente na Amazônia. E em “Experiências e Projetos Locais” o destaque foi para projetos e iniciativas que implementam soluções baseadas em inteligência artificial nas comunidades ribeirinhas. Por fim, “Ética e Responsabilidade” levantou questões éticas na utilização da inteligência artificial na educação, debatendo temas como privacidade, viés algorítmico e responsabilidade social.

Conforme o Diretor, “esses eixos refletem o compromisso de profissionais, estudantes, docentes e pesquisadores com o desenvolvimento e fortalecimento da educação a distância na região. O Congresso Amazônico de Educação a Distância se consolida como um dos eventos científicos mais relevantes nesse campo. Os Anais contribuem significativamente para o debate, avanço científico e desenvolvimento da educação a distância. Neste momento crucial, em que a reinvenção prática é essencial, convidamos todos a participarem ativamente na criação e inovação no ensino a distância no Brasil e no mundo”.

Os trabalhos podem ser acessados por meio do link https://www.even3.com.br/anais/congressoamazonicoead2023/