ENCCEJA: participantes podem solicitar certificação através do IFRO

Publicado: Segunda, 15 de Janeiro de 2024, 19h20 | Última atualização em Terça, 16 de Janeiro de 2024, 11h57

img materia encceja certificacao 1

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) já está emitindo Certificação de Conclusão do Ensino Médio ou a Declaração Parcial de Proficiência para candidatos (as) que realizaram prova do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA), e que cumpriram todos os requisitos para a certificação. Todos os campi do IFRO estão habilitados para a emissão dos certificados.

A certificação ou a declaração de proficiência podem ser solicitadas a qualquer tempo, a partir do resultados do Exame.  Atualmente, o candidato deve entrar em contato com a Coordenação de Registros Acadêmicos (CRA) do campus que tenha indicado no ato de inscrição para o exame, pessoalmente ou através de e-mail, encaminhando o requerimento e a documentação pessoal exigida. Após o requerimento, a CRA tem até 60 dias para emitir o certificado. Os e-mails para contato com os campi são os seguintes:

Dentre os documentos solicitados estão:

1. Boletim Individual de Resultados expedidos pelo INEP;
  2. Cópia da Carteira de Identidade (ou outro documento oficial de identidade com foto) acompanhada de original;

III. Apresentação do número do Cadastro de Pessoa Física (CPF);

1. IV.Comprovante de residência;
  2. Certificado de Reservista (para o sexo masculino);
  3. uma foto 3x4.

VII. Declaração de Proficiência Parcial de alguma área de conhecimento que tenha obtido em outra edição do Encceja.

Como funciona?

O candidato, ao se inscrever para o exame no site do Inep, indica a unidade certificadora onde gostaria de retirar o seu certificado, e, após a realização do exame, estes dados são disponibilizados às instituições que aderiram à realização da certificação. O candidato deverá entrar em contato com a instituição que verificará as informações disponibilizadas, além da documentação que será exigida, dando início no sistema aos procedimentos de emissão.

O candidato, após ter realizado a prova do ENCCEJA, deverá cumprir os seguintes requisitos mínimos para a certificação: Ter 18 (dezoito) anos completos para o ensino médio, na data de realização do Exame; Obter, no mínimo, 100 pontos em todas as áreas (Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias); Obter, no mínimo, nota 5 na redação; Se o candidato conseguir obter nota 100 somente em alguma das áreas listadas, ele poderá solicitar o Certificado Parcial de Proficiência. Para obter a certificação ou proficiência na área de Linguagens, é necessário ter alcançado a nota mínima na redação, concomitantemente.

Apenas o participante do Encceja poderá solicitar o Certificado ou a Declaração de Proficiência. “Importante também lembrar que, como os Institutos Federais ofertam educação a partir do Ensino Médio, certificamos através do Encceja apenas participantes do exame para obtenção de certificado de conclusão do Ensino Médio, sendo de responsabilidade das Secretarias de Educação, a certificação de conclusão do ensino fundamental”, complementa o Pró-Reitor de Ensino Substituto do IFRO, Prof. Jean Peixoto Campos.

Jean reforça que para os solicitantes, a oferta da certificação do Encceja representa uma porta de entrada para oportunidades educacionais e profissionais. “O acesso ao exame permite que indivíduos que não tenham concluído o ensino formal tenham a chance de obter uma certificação reconhecida nacionalmente. O Encceja tem como principal objetivo construir uma referência nacional de educação para jovens e adultos por meio da avaliação de competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais, entre outros”, destaca o gestor.

Ao contribuir para a oferta da certificação, o Pró-Reitor destaca que o IFRO cumpre o papel social de incluir jovens e adultos que não conseguiram concluir o ensino médio na idade adequada, abrindo novas perspectivas, aspectos fundamentais para a inclusão social, acadêmica e para o mundo do trabalho. “Por meio de seu dever educacional, o IFRO promove meios para a transformação da realidade individual e coletiva, em busca da construção de uma sociedade mais justa, com oportunidades equitativas para todos”, conclui destacando novidades: “Estamos providenciando a implantação da solicitação de certificação do Encceja pelo SouGov, porém ainda estamos em fase de testes e logo mais será implementado. Por enquanto a solicitação e emissão do certificado continua do mesmo modo, entrando em contato com os campi”.