Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

VI Congresso Amazônico de Educação a Distância foi realizado com sucesso

Publicado: Quinta, 28 de Dezembro de 2023, 17h33 | Última atualização em Quinta, 28 de Dezembro de 2023, 17h34

 Congresso EAD6Com mais de 1.800 participantes e 5 mil acessos, o VI Congresso Amazônico de Educação a Distância do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) explorou os desafios da Inteligência Artificial na rica diversidade cultural da Amazônia. Comprometidos com a formação, foram emitidos mais de 5 mil certificados. O evento foi de 14 a 17/11/2023, envolvendo tópicos como ensino e práticas em EaD; tecnologia, política, sociedade e cultura; gestão, produção e linguagens; metodologias, formação, currículo e avaliação; preservação e valorização do conhecimento beradeiro; desafios éticos e culturais da IA; inovação e desenvolvimento sustentável; e integração da IA nos saberes beradeiros.

Conforme os organizadores, para 2024, o planejamento é alcançar mais diversidade, interação on-line e envolvimento com comunidades beradeiras. Por isso, fazem o convite para que mais pessoas participem, visando ao aprimoramento contínuo da educação na região. “O compromisso com a formação acadêmica se traduziu na emissão de mais de 5 mil certificados, evidenciando o impacto educacional do evento. No entanto, as sugestões para 2024 destacam a necessidade de diversificação de casos práticos, maior ênfase em discussões éticas, integração online contínua, envolvimento com comunidades beradeiras e representatividade ampliada nas discussões”, avaliam.

Em depoimento a Professora Ilma Fausto, que presidiu o evento, com a Diretoria de Educação a Distância (DEaD/IFRO/Ji-Paraná), afirmou ser “com imensa satisfação que irei falar sobre este evento que representou um marco significativo, reunindo profissionais, acadêmicos e especialistas para discutir o impacto da tecnologia na educação, com um olhar especial para as comunidades ribeirinhas. A escolha do tema foi motivada pela necessidade de compreender como a inteligência artificial pode ser integrada de maneira inclusiva e responsável nas práticas educacionais em regiões beradeiras da Amazônia. O Congresso proporcionou um espaço valioso para reflexões profundas e troca de conhecimentos, destacando desafios, oportunidades e estratégias para aprimorar o acesso à educação nessas comunidades tão singulares”.

“Ao longo dos dias do evento, testemunhamos apresentações inspiradoras, debates enriquecedores e a construção de uma rede colaborativa entre os participantes. A diversidade de perspectivas e experiências compartilhadas reforçou a importância de abordagens inovadoras para enfrentar os desafios específicos enfrentados pelas comunidades beradeiras. Agradeço a todos os envolvidos, desde os palestrantes e participantes até a equipe dedicada que trabalhou incansavelmente nos bastidores. O VI Congresso Amazônico de Educação a Distância não apenas abriu portas para novos diálogos, mas também inspirou ações concretas em direção a uma educação mais acessível, inclusiva e tecnologicamente consciente para as comunidades ribeirinhas da Amazônia”, acrescendo Ilma.

Segundo a docente, as sugestões apresentadas por participantes e palestrantes visam aprimorar ainda mais o congresso como um espaço de inovação e colaboração. “O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) reafirma seu compromisso com o desenvolvimento educacional na região amazônica, buscando constantemente a excelência na promoção do conhecimento e da tecnologia”, concluiu.

  • Congresso-EAD1
  • Congresso-EAD2
  • Congresso-EAD3
  • Congresso-EAD4
  • Congresso-EAD5
  • Congresso-EAD6
  • Congresso-EAD7
  • Congresso-EAD8
  • Congresso-EAD9
Fim do conteúdo da página