IFRO, UNIR e FIOCRUZ se reúnem para trabalho colaborativo em prol do fortalecimento da pesquisa em Rondônia

Publicado: Quarta, 27 de Dezembro de 2023, 17h06 | Última atualização em Quarta, 27 de Dezembro de 2023, 17h07

Propesp parceria2Entidades realizaram reunião neste dia 27 de dezembro de 2023, na Reitoria do IFRO, visando o trabalho colaborativo em prol do fortalecimento da pesquisa em Rondônia. “O esforço colaborativo entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), a Universidade Federal de Rondônia (UNIR), e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) é uma necessidade, tendo em vista as inúmeras demandas de pesquisa, de desenvolvimento e de formação de recursos humanos de nosso Estado. Sozinhos, não conseguiremos atendê-las de maneira satisfatória”, disse o Reitor do IFRO, Moisés José Rosa Sousa,

A reunião, organizada pela Pró-reitora de Pesquisa (Propesp/IFRO), Xênia de Castro Barbosa, contou com a participação do Diretor de Pesquisa do IFRO, Marcos Barros Luiz; do Coordenador do NIT (Núcleo de Inovação Tecnológica/IFRO), Marcio Miranda; da Pró-reitora de Pesquisa da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Maria Madalena de Aguiar Cavalcante; e do Professor Jansen Fernandes de Medeiros, da Fiocruz Rondônia.

Segundo a Pró-Reitora de Pesquisa do IFRO, a reunião teve como objetivo “estreitar os vínculos entre as três instituições, com vistas a orquestrar atividades colaborativas com foco no fortalecimento da pesquisa científica em Rondônia”. De maneira específica, a reunião tratou de definir uma metodologia para a expansão e desenvolvimento de infraestrutura multiusuária de pesquisa, nos termos definidos pela Chamada Pública MCTI/FINEP/FNDCT (Proinfra), que visa a modernização de ambientes físicos e a aquisição de equipamentos, e acolherá projetos até abril de 2024.

A metodologia pactuada entre as três instituições para concorrer à referida chamada pública foi a metodologia proposta pelo representante da Fiocruz, Jansen Medeiros, a qual envolverá a criação de um grupo de trabalho com pesquisadores das três instituições, os quais ficarão encarregados de mapear as principais demandas e os pontos de convergência entre as três instituições, com foco na construção de um projeto coletivo acerca da temática Meio Ambiente e Saúde na Amazônia.

Para além das ações direcionadas ao edital, a professora Madalena de Aguiar Cavalcante disse que já iniciou o levantamento de todas as parcerias e convênios firmados entre o IFRO e a UNIR e propôs a realização de um evento conjunto, para apresentação dos resultados dessas parcerias, ao que os Professores Xênia de Castro Barbosa e Marcos Barros Luiz manifestaram concordância e se colocaram à disposição para colaborar.

O Professor Marcio Miranda, por seu turno, colocou-se à disposição para agendar reunião com o representante da região Norte junto à Finep, para registro das demandas do IFRO, da UNIR e da Fiocruz Rondônia e alinhamento das ações. O Professor Moisés Rosa agradeceu a presença dos pesquisadores e à equipe da Propesp/IFRO, pela liderança da ação, e colocou o IFRO à disposição para o diálogo e colaboração perene com a UNIR e a Fiocruz.

• Propesp-parceria1
  • Propesp-parceria2