Repositório Institucional do IFRO é espaço de compartilhamento de conhecimento e pesquisa

Publicado: Sexta, 22 de Dezembro de 2023, 17h29 | Última atualização em Sábado, 23 de Dezembro de 2023, 13h16

repositorio ifroUma nova versão de Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia está sendo lançada. A ação é da Pró-Reitoria de Ensino (Proen/IFRO), por meio da Assessoria de Bibliotecas (Abib). Disponível no endereço repositório.ifro.edu.br, é um espaço que tem por finalidade reunir, organizar, disponibilizar em acesso aberto, dar visibilidade e preservar as produções científicas desenvolvidas no âmbito do IFRO, bem como preservar a memória institucional através do agrupamento de produções técnico-científicas em meio digital.

“Com muita satisfação, comunicamos o lançamento da mais recente versão do Repositório Institucional (RI) do IFRO. O RI agrega, organiza e democratiza em formato aberto as produções acadêmicas, científicas e técnicas, ampliando ainda mais a visibilidade e alcance de nossa instituição”, destaca a Pró-Reitora de Ensino, Sheylla Chediak. O acervo do Repositório é de 287 produções, mas aumenta diariamente conforme ocorrem novas submissões pelos alunos e/ou servidores. As submissões são validadas pelos bibliotecários responsáveis.

Ferramenta indispensável para estudantes, pesquisadores e profissionais interessados em acessar conteúdos produzidos no âmbito acadêmico e científico da instituição, o Repositório Institucional foi disponibilizado inicialmente em março de 2023. E, em outubro de 2023, foi disponibilizada a atualização da versão do Dspace, versão 7.6. O Repositório é o resultado da parceria entre a Assessoria de Bibliotecas (Abib), Coordenações de Bibliotecas (CBIBs), Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI) e Assessoria de Comunicação e Eventos (Ascom).

Ao acessar o Repositório Institucional do IFRO, os usuários terão a oportunidade de explorar uma ampla gama de conteúdos, incluindo livros, capítulos de livros, artigos científicos, teses e dissertações produzidos pelos servidores do IFRO, além de trabalhos de conclusão de curso produzidos pelos acadêmicos dos cursos de graduação, pós-graduação e mestrado ofertados no âmbito do IFRO.

As produções estão organizadas de forma intuitiva sendo composta por: Produção Científica, Produção Técnica e Trabalhos Acadêmicos. Todas as produções estão disponíveis em acesso aberto e gratuito para leitura, download e/ou para utilização como referência bibliográfica para produção de trabalhos acadêmicos, promovendo a democratização do conhecimento.

Além disso, o Repositório oferece recursos avançados de pesquisa, que permitem aos usuários recuperar, através de busca, produções que atendam às suas necessidades informacionais. É possível realizar buscas por Autor, Título, Assunto, Ano, Campus, Curso, Orientador e Tipo de documento, facilitando a localização de informações relevantes com maior rapidez. A plataforma também possui o recurso de tradução para os idiomas Inglês e Espanhol, além de um ícone de acessibilidade com diversos recursos.

Está integrado com o Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP), o que facilita no momento de autenticação na plataforma para realização de autodepósito para alunos e servidores do Instituto Federal de Rondônia. O Repositório Institucional também incentiva a divulgação da produção intelectual dos servidores da instituição. Os servidores e/ou pesquisadores do IFRO podem submeter seus próprios trabalhos, que foram previamente publicados em revistas, anais ou por editoras, no Repositório, aumentando sua visibilidade e contribuindo para o avanço do conhecimento em suas respectivas áreas de estudo.

Outra contribuição é a de fortalecer a identidade acadêmica da instituição, promovendo a disseminação do conhecimento gerado internamente. Além disso, torna-se uma fonte valiosa de informações para pesquisas futuras e estudos comparativos. Por isso, a Pró-Reitora de Ensino, Sheylla Chediak, acrescenta: “quero agradecer a todos os servidores envolvidos, especialmente a Assessora de Biblioteca, Roseni Santos Rodrigues e os analistas da Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI) pela condução e entrega deste excelente trabalho”.

Conforme pontua a Assessora de Bibliotecas, Roseni Santos Rodrigues, “a visibilidade das produções acadêmicas e científicas da instituição pode ser nacional e internacional, visto que o Repositório é uma fonte de coleta de dados da Rede Norte de Repositórios Digitais, OasisBR e OpenDOAR. Além disso, o Repositório permite que os autores acompanhem o impacto de suas produções acadêmicas e científicas por meio de estatísticas de acesso ao trabalho. Isso é fundamental para avaliar a relevância e influência dos trabalhos publicados, bem como as temáticas de maior relevância”.

A assessora da Abib/IFRO ainda convida toda comunidade para conhecer o Repositório Institucional do IFRO em https://repositorio.ifro.edu.br/ e todas as produções técnico-científicas que estão sendo realizadas pelos acadêmicos e servidores da instituição. Em caso de dúvidas, a Assessoria de Bibliotecas pode ser contatada por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Os integrantes das 11 unidades (Campus Ariquemes, Campus Cacoal, Campus Colorado do Oeste, Campus Guajará-Mirim, Campus Jaru, Campus Ji-Paraná, Campus Porto Velho Calama, Campus Porto Velho Zona Norte, Campus Avançado São Miguel do Guaporé, Campus Vilhena e Reitoria) que tiverem livros, capítulos de livros e artigos científicos a serem disponibilizados no Repositório Institucional podem entrar em contato com a Abib/IFRO. No site tem um tutorial com o fluxo de submissão: https://portal.ifro.edu.br/bibliotecaifro-nav (na aba tutoriais).