IFRO realiza sorteio das vagas reservas aos candidatos negros (pretos e pardos) e PcDs do concurso público

Publicado: Sexta, 08 de Dezembro de 2023, 16h51 | Última atualização em Sexta, 08 de Dezembro de 2023, 17h58

Sorteio Vagas Concurso IFRO

Foi realizado, nesta sexta-feira (08 de dezembro), o sorteio das vagas reservas aos candidatos negros (pretos e pardos) e às pessoas com deficiência, do concurso público do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia ‒ IFRO/Reitoria e campi, exercício 2023-2024.

O sorteio público foi realizado presencialmente na sede da Reitoria do IFRO, localizada em Porto Velho/RO, iniciando às 9h (horário de Rondônia). A sessão foi transmitida ao vivo no Canal Oficial do IFRO no Youtube e pode ser visualizada em: https://www.youtube.com/watch?v=5wGzSwkBD8E&t=911s. Em breve a ata também será disponibilizada.

A sessão pública contou com a participação da Responsável Técnica e Coordenadora de Exames e Admissão ‒ CEA, Carla Adriele Ramos Coêlho; da Responsável Demandante e Diretora de Gestão de Pessoas – DGP, Cleonice Cabral Costa; Técnica em Assuntos Educacionais, Corregedora e Testemunha da Sessão, Solimária Pereira Lima; Programadora Visual, Assessora de Comunicação e Apoio da Sessão, Viviane Cristina Camelo; Relações Públicas e Apoio da Sessão, Érica Araújo Jennings Coutinho; Estagiária do CST em Gestão Comercial e Apoio da Sessão, Alice Severo Meneses. Carla Coêlho, da CEA, destaca que o sorteio visa a “tornar o processo mais isonômico e transparente, garantindo a igualdade no acesso aos cargos ofertados no certame”.

Das vagas

Para o concurso do IFRO/Reitoria e campi, exercício 2023-2024 estão previstos um total de 58 vagas, distribuídas da seguinte forma:

• 35 vagas para Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico – Professor EBTT, sendo: Agronomia(1), Alimentos (1), Biomedicina (1), Biotecnologia (1), Ciências Biológicas (1), Educação Física (1), Enfermagem (2), Engenharia de Controle e Automação (1), Filosofia (2), Física (2), Geografia (1), História (2), Informática (2), Letras/Espanhol (1), Letras/Inglês (3), Medicina Veterinária (9), Medicina Veterinária ‒ Clínica e Cirurgia de Animais (1) e Zootecnia (3).
  • 23 vagas para Técnico Administrativo em Educação – TAE, sendo: Assistente de Alunos(4), Técnico em Agropecuária (2), Técnico em Edificações (1), Técnico em Enfermagem (1), Técnico de Laboratório ‒ Biologia (2),  Técnico de Laboratório ‒ Edificações (1), Técnico de Laboratório ‒ Enfermagem (1), Técnico de Laboratório ‒ Informática (3), Técnico de Laboratório ‒ Química (1), Analista de Tecnologia da Informação (1), Assistente Social (1), Enfermeiro (1), Psicólogo/Área (2), Programador Visual – Tecnólogo (1), Técnico em Assuntos Educacionais (1).

Recomendação

O sorteio segue em atendimento à Notícia de Fato nº 1.31.0000.00095/2022-53 – 1º Ofício (1ª CCR e JEF Cível) da Procuradoria da República em Rondônia do Ministério Público Federal – MPF/RO. Por meio dessa Recomendação, o IFRO deve fazer a reserva das vagas do concurso público considerando que os percentuais devem ser aplicados sobre o total de vagas oferecidas no certame. Pela legislação, as vagas reservadas para pessoas portadoras de deficiência são de 5% do total (Lei nº 7.853/1989 e do Decreto nº 3.298/1999). Para os candidatos negros (pretos e pardos), a reserva é de 20% (Lei nº 12.990/2014 e posteriores).

Haverá a aplicação da reserva automática para os cargos com 3 (três) ou mais vagas, no caso da reserva para candidatos negros (pretos/pardo), e com 5 (cinco) ou mais vagas, no caso da reserva para candidatos com deficiência. A nomeação dos candidatos aprovados respeitará os critérios de alternância e de proporcionalidade, que consideram a relação entre o número total de vagas e o número de vagas reservadas a candidatos com deficiência e a pessoas negras (pretas/pardas).

Vagas sorteadas

Das 35 vagas para Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico – Professor EBTT, 26 são para Ampla Concorrência, 7 vagas para PPP e 2 vagas para PcD. Não foram sorteadas as seguintes áreas (reserva automática): Letras/Inglês (3): 1 vaga PPP; Medicina Veterinária (9): 2 vagas PPP e 1 vaga PcD; Zootecnia (3): 1 vaga PPP.

Desta forma foram sorteadas 4 áreas para PPP e 1 área para PcD, com os seguintes resultados: 1ª vaga PPP (Física), 2ª vaga PPP (Filosofia), 3ª vaga PPP (Biotecnologia). 4ª vaga PPP (Enfermagem) e 1ª vaga para PcD (Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia de Animais).

Das 23 vagas para Técnico Administrativo em Educação – TAE, 16 são para Ampla Concorrência, 5 vagas para PPP e 2 vagas para PcD. Não foram sorteadas as seguintes áreas (reserva automática): Assistente de Alunos (4): 1 vaga PPP; Técnico de Laboratório ‒ Informática (3): 1 vaga PPP.

Foram sorteadas 3 áreas para PPP e 2 áreas para PcD, com os resultados: 1ª vaga PPP (Técnico em Enfermagem), 2ª vaga PPP (Técnico de Laboratório - Química), 3ª vaga PPP (Técnico de Edificações), 1ª vaga PcD (Técnico de Laboratório - Edificações); 2ª vaga PcD (Técnico de Laboratório - Biologia).

Carla Coêlho, Coordenadora de Exames e Admissão do IFRO, destaca que a instituição está na fase de contratação da empresa organizadora do concurso e “logo que a contratação seja finalizada, os editais serão divulgados iniciando as inscrições”.