IFRO promove o III Encontro de Licenciaturas (ENLIC), em Porto Velho

Publicado: Segunda, 27 de Novembro de 2023, 12h34 | Última atualização em Segunda, 27 de Novembro de 2023, 18h37

Enlic IFRO 25O III Encontro de Licenciaturas (ENLIC) foi realizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia nos dias 8, 9 e 10 de novembro de 2023, no Campus Porto Velho Calama. A organização foi da Pró-Reitoria de Ensino (Proen/IFRO) em conjunto com a equipe de docentes que coordenam os Programas de Incentivo à Docência no IFRO junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Inscreveram-se mais de 400 participantes, foram submetidos 214 resumos simples, realizadas 6 mesas redondas de diálogos e discussões, 13 oficinas, 2 palestras e 11 minicursos, além de exposições de banners e mostra de material pedagógico.

O evento contou com a participação de professores e acadêmicos dos cursos de licenciatura do IFRO e, também, da comunidade externa. Configurou-se como um ambiente para que os professores e estudantes dos cursos de licenciatura que atuam diretamente nos programas de incentivo à docência, como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e o Programa Institucional de Residência Pedagógica (Pirp, Proben/ID e Proben/RP), partilhassem e trocassem experiências vivenciadas, a partir das atividades realizadas nos programas, que são verdadeiros propulsores da formação docente.

Esses são programas que valorizam a formação docente, pois inserem os licenciandos desde o início de sua formação, no dia a dia das escolas da rede pública de educação, oportunizando sua participação efetiva nas atividades da escola, colaborando e aprendendo metodologias e práticas em conjuntos com os professores da rede pública de ensino. Durante o encontro, os estudantes relataram suas percepções sobre a importância de serem bolsistas em um programa que incentiva a formação docente.

Willian Jhonis Antunes Melo do Curso de Licenciatura em Matemática do IFRO Campus Vilhena, e também bolsista do Pibid, avalia que “considerando minha participação no Pibid e Proben/ID, ambos com foco na iniciação à docência, posso destacar diferentes aprendizagens ímpares, que muitas vezes superaram as teorias discutidas no decorrer dos oito semestres que estudei. Com esses programas pude compreender nuances da prática docente, no que tange aos processos de planejamento, adaptação e avaliação, além de lapidar meu perfil profissional, a partir da troca de saberes com os diferentes profissionais das escolas nas quais desenvolvi atividades e contato direto com o público alvo da minha graduação, isto é, estudantes do Ensino Fundamental II e Médio. Ademais, pela abertura formal ao espaço escolar, pude estar imerso na realidade profissional almejada com a licenciatura estudada, resultando em um sentimento de pertencimento e confirmação da escolha profissional”.

Para o Professor da Rede Estadual de Educação e preceptor do Pibid na EEEFM Anísio Teixeira da cidade de Ariquemes, William Cristian da Silva Pizzaia, é positiva a participação dos alunos bolsistas no ambiente da escola que trabalha. “A comunidade escolar fica mais alegre e completa com a participação dos Pibidianos que têm a oportunidade de vivenciar a realidade da escola, interagindo com os estudantes e professores, fortalecendo o vínculo Instituto Federal e escola ampliando de forma significativa as experiências e o conhecimento”, afirmou.

III ENLIC

Na abertura do evento, a docente da área da Educação da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Marlene Rodrigues, ministrou a palestra intitulada “Formação de Professores e Inclusão dos EPAEE na Educação Básica”. Seus apontamentos e experiências levaram os participantes a refletir sobre o quanto ser um professor inclusivo é fundamental no caminhar da atuação docente. A professora destacou que exercer o papel de professor na vertente inclusiva não é apenas tarefa do professor de educação inclusiva, mas, de todos os professores e servidores da educação que precisam estar empenhados para garantir um espaço escolar cada vez mais inclusivo.

A Pró-Reitora de Ensino do IFRO, Sheylla Chediak, destacou a importância do evento no IFRO: “o ENLIC se constitui como um evento de extrema relevância para a formação dos nossos futuros professores, uma vez que se caracteriza como um espaço enriquecedor de troca de conhecimentos e de experiências entre professores mais experientes e licenciandos, o que fomenta a trilha da profissionalização docente e da valorização do magistério”.

Conforme os organizadores, as vozes de professores e licenciandos foram no sentido de confirmar que o ENLIC é um evento que vai ao encontro dos objetivos dos Institutos Federais de garantir a formação de professores, haja vista que garante um espaço que encorajou a formação nos cursos de licenciatura, a partir dos programas especiais de formação pedagógica. Bem como, incita nos estudantes o desejo de se tornarem professores para atuarem na educação básica nas escolas de todo o país.

• Enlic-IFRO_1
  • Enlic-IFRO_10