Lei Geral de Proteção de Dados é tema de ciclo de palestras do IFRO e Projeto Cidades Inteligentes

Publicado: Terça, 14 de Novembro de 2023, 18h23 | Última atualização em Terça, 14 de Novembro de 2023, 18h26

Procint3Com a expansão da internet, constantemente os usuários das redes estão sujeitos a fornecer dados a sites e aplicativos diversos. São situações que os cidadãos precisam lidar no dia a dia. Mas como podemos tratar a privacidade dos nossos dados pessoais? E as instituições que detêm essas informações, como podem proteger esses dados?  Essas e outras questões relacionadas à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) são debatidas durante um ciclo de palestras que é realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, juntamente com o Projeto Cidades Inteligentes (Procint/IFRO). Para inscrição, acesse: https://bit.ly/3ufnzga

Possuindo formação em proteção de dados pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) e pós-graduação em Direito Civil e Processual Civil, Juliana Brogin Crepaldi abordou o tema “LGPD do GDPR às primeiras sanções”, no dia 4 de novembro de 2023.  Como ponto de destaque do evento, Crepaldi evidenciou a adesão do público, com mais de 100 participantes. Falou sobre a importância de os cidadãos conhecerem os seus direitos e deveres acerca da proteção de dados. A palestrante também tem formação digital pelo Insper; Certificação CIPM-Certified Informations Privacy Manager do IAPP Internacional Association of Privacy Professionals e Membro do IAPP.

LGPD e Tecnologias

O Ciclo de Palestras do IFRO e Cidades Inteligentes tem programação para o próximo dia 18, às 15 horas, com a palestrante Ana Isabel Mendes abordando o tema ‘LGPD e Tecnologias’. Mendes é advogada Mestra em Direito com distinção e louvor pela Universidade de Passo Fundo (UPF); consultora em LGPD no poder público; professora da Enap (Escola Nacional de Administração Pública) e membro da Associação Brasileira de Governança de Dados. Ela afirma que o uso da tecnologia na prestação dos serviços públicos gera eficiência, sustentabilidade e economia na administração pública. Isto reverte na sustentabilidade e até mesmo na utilização do capital humano para realização destas iniciativas, gerando um maior compartilhamento de conhecimento entre a população e os governos das cidades.

LGPD e a Inteligência Artificial

No dia 25/11, às 13h, está prevista a palestra com o Analista de Inteligência pela Escola Superior de Guerra, Cleórbete Santos. O palestrante também é Instrutor de Proteção de Dados pela EXIN, doutorando, Mestre (cum Laude) e Graduado em TI, pós-graduado em Segurança da Informação, Direito Digital e Compliance, Computação Forense e Ciências Penais e bacharel em Direito.

Aberto ao público geral

O Coordenador-Geral do Projeto Cidades Inteligentes, Vagner Schoaba, frisa que o ciclo de palestras é aberto ao público em geral. O professor destaca a importância do conhecimento relacionado à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) não só nas ações do projeto, mas de todos os brasileiros.

Lembrando que o link de inscrição é o https://bit.ly/3ufnzga

• Procint1