IFRO realiza atividades de popularização da ciência na Zona Leste de Porto Velho

Publicado: Sexta, 10 de Novembro de 2023, 16h03 | Última atualização em Sexta, 10 de Novembro de 2023, 16h03

Propesp ZonaLesteEm continuidade às ações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia desenvolvidas em todos os campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), a Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propesp), por meio da Diretoria de Pesquisa, desenvolverá, no dia 14 de novembro, um dia intenso de atividades educativas, de divulgação científica e extensão tecnológica.

As atividades ocorrerão na Escola Estadual de Ensino Fundamental Mariana, localizada no Bairro São Francisco, em Porto Velho. A partir das 8 horas, todas são atividades gratuitas e têm como público-alvo estudantes do Ensino Fundamental e Médio da própria escola. Para se inscrever e conhecer a programação acesse: https://www.even3.com.br/snctifro2023/. As ações fazem parte do projeto “Ciências básicas: fonte inesgotável de conhecimentos para o desenvolvimento sustentável”, aprovado na Chamada CNPq/MCTI nº 01/2023 e que se alinham ao Programa Institucional Ciência e Tecnologia na Comunidade, do Instituto Federal de Rondônia.

Para o Coordenador do “Ciências básicas: fonte inesgotável de conhecimentos para o desenvolvimento sustentável”, Marcos Barros Luiz, “coordenar esse projeto é uma grande satisfação, porque oportuniza a popularização da ciência e da tecnologia em comunidades que são, muitas vezes, apartadas do processo de produção e de reflexão sobre a ciência. Esperamos oferecer uma experiência inesquecível para os estudantes da Escola Mariana, mostrar que a ciência e a tecnologia não são coisas distantes, mas estão presente em nosso cotidiano, e estimulá-los a estudar ainda mais. Nessa edição, em especial, nosso objetivo é demonstrar que as ciências básicas são fonte inesgotável de conhecimentos capazes de contribuir com o desenvolvimento sustentável”.

Para o Reitor do Instituto Federal de Rondônia, Moisés José Rosa Souza, “o diálogo do IFRO com as escolas municipais e estaduais e com as comunidades indígenas e quilombolas é salutar para que os esforços de todos esses entes alcancem resultados mais eficazes. Quero parabenizar toda a equipe da Pró-Reitoria de Pesquisa pela condução das ações no âmbito do projeto ‘Ciências básicas: fonte inesgotável de conhecimentos para o desenvolvimento sustentável’, e agradecer a todos os servidores dos Campi Calama, Zona Norte e Reitoria que estão colaborando nessas ações”.

Dentre as atividades que ocorrerão no dia 14/11, estão: circuito de ciências (astronomia – física clássica – jogos matemáticos), princípios de programação e robótica com arduino para docentes, produção de vela repelente a base de citronela, dengue e fatores ambientais, elaboração de uma biopomada como alternativa ao tratamento da leishmaniose cutânea, desvendando os segredos climáticos para o quiosque na Praça do Contorno, análise termo-higrométrica da Praça do Contorno, análise da Praça do Contorno e projeto arquitetônico do quiosque, Juventude Protagonista: impacto social através da participação científica, Tecnologias de Aplicativos a Equipamentos: a experiência contada por discentes, palestra sobre o sistema solar, oficina sobre telescópio, observação astronômica do céu, planetário itinerante (IFAC), protótipos criados por discentes do Curso Técnico em Eletrotécnica: tranca biométrica, piano, controle universal para datashow, introdução à energia solar, riscos ambientais e saúde no trabalho, e getting started: oportunidades além das fronteiras.