CPRAD se reúne para reformulação do Regulamento das Atividades Docentes

Publicado: Terça, 31 de Outubro de 2023, 08h36 | Última atualização em Terça, 31 de Outubro de 2023, 08h36

CPRAD IFRO1Nos dias 24 e 25 de outubro de 2023, a Comissão Permanente de Acompanhamento do Regulamento das Atividades Docentes (CPRAD) realizou uma reunião na sede da Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). O encontro contou com a participação de representantes de 9 Comissões de Acompanhamento do Regulamento das Atividades Docentes (CLA) dos Campi Guajará-Mirim, Porto Velho Zona Norte, Calama, Ariquemes, Jaru, Ji-Paraná, São Miguel do Guaporé, Cacoal e Vilhena.

Além dos representantes das CLAs, estiveram presentes na reunião o representante da Comissão Permanente do Pessoal Docente (CPPD), o representante do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE), bem como os Pró-Reitores de Ensino, Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Extensão e Desenvolvimento Institucional e a Diretoria de Gestão de Pessoas.

A pauta central da reunião foi a Reformulação do Regulamento das Atividades Docentes (RAD), uma iniciativa que busca atender à Portaria nº 983, de 18 de novembro de 2020 do Ministério da Educação (MEC), com o propósito de melhor dimensionar o trabalho docente no IFRO e criar relatórios para o plano de entregas das atividades pactuadas.

A Presidente da CPRAD, Junia Lopes, enfatizou a importância da reformulação, afirmando que "os dois dias de reunião foram produtivos para dar sequência ao trabalho de Reformulação do RAD, que foi iniciado ainda em 2021 e somente agora retomado. E essa reformulação é importante para atender a legislação vigente e melhor dimensionar o trabalho docente no IFRO."

O Vice-Presidente, Mauro Alcântara, ressaltou a relevância da Minuta, afirmando que "ela traz elementos importantes para uma instituição de Educação, Ciência e Tecnologia como o IFRO, pois fomenta a participação docente em projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão e traz a necessidade da apresentação de entregas das atividades inseridas no Plano de Trabalho. Isso colabora para pilares essenciais do serviço público: publicidade e transparência".

A Reformulação do RAD encontra-se atualmente em fase de edição final para posteriormente ser disponibilizada para Consulta Pública. “O IFRO agradece a participação ativa e o engajamento de todos os representantes das CLAs, CPPD, SINASEFE, Pró-Reitores/as e Diretoria de Gestão de Pessoas nesse processo de Reformulação, que se mostra de extrema importância para a instituição e seus docentes”, destacou Mauro Alcântara.

O cronograma estabelecido prevê as seguintes etapas:

- De 6 de novembro de 2023 a 6 de dezembro de 2023: Consulta Pública da Minuta da Reformulação do Regulamento das Atividades Docentes;

- De 7 de dezembro de 2023 a 15 de dezembro de 2023: Feedback das Sugestões dos Docentes do IFRO para a Minuta;

- De 15 de dezembro de 2023 a 20 de dezembro de 2023: Edição Final da Minuta;

- De 20 de dezembro de 2023 a 15 de janeiro de 2024: Análise da Procuradoria Federal junto ao IFRO;

- De 16 de janeiro de 2024 a 20 de janeiro de 2024: Ajustes após análise da Procuradoria;

- Em 22 de janeiro de 2024, está previsto o envio da pauta para a inserção no Conselho Superior (Consup) do IFRO.

Participaram da reunião os seguintes servidores: Junia de Souza Lopes, Presidente da CPRAD (CLA-Ariquemes); Mauro Henrique Miranda de Alcântara, Vice-Presidente da CPRAD (Prodin); Fernando Ferreira Pinheiro, Presidente CLA Ji-Paraná; Antonio Marcos de Sousa Bento, Presidente CLA São Miguel do Guaporé; Tatiana de Macedo Costa, Presidente CLA Porto Velho Calama; Marcelo Moysés Corilaço, Presidente CLA Jaru; Jaqueline Aida Ferrete, Presidente CLA Vilhena; Miralba Uchoa de Carvalho, Presidente CLA Porto Velho Zona Norte; Poliana Ribeiro Barroso, Representante CLA Guajará-Mirim; Dhieisi Ebert Bolsanello, Representante CLA Cacoal; Natascha Alexandrino de Souza Gomes, Representante CPPD; Reginaldo Martins da Silva de Souza, Representante SINASEFE; Sheylla Chediak, Pró-Reitora de Ensino; Xênia de Castro Barbosa, Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação; Fernanda Oliveira Costa de Góes, Pró-Reitora de Extensão e Cleonice Cabral Costa, Diretoria de Gestão de Pessoas.

• CPRAD-IFRO1
  • CPRAD-IFRO2