Estudantes do IFRO participam da etapa nacional dos Jogos dos Institutos Federais

Publicado: Quarta, 25 de Outubro de 2023, 15h15 | Última atualização em Quarta, 25 de Outubro de 2023, 15h15

IFRO JIFs 2023 Fortaleza 10

Competições acontecem de 23 a 28 de outubro, em Fortaleza (CE)

Alunos e alunas dos campi do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) estão em Fortaleza (CE) participando da etapa nacional dos Jogos dos Institutos Federais. As competições iniciaram no dia 23 e seguem até 28 de outubro.

O IFRO está participando nas modalidades de basquete masculino e feminino, tênis de mesa, natação, judô e atletismo, com 24 alunos, sendo 12 meninas e 12 meninos representando os Campi Ariquemes,  Cacoal, Porto Velho Calama  e Vilhena.

Segundo o professor de educação física, Amisley Guale Araújo, que acompanha a equipe de Rondônia, a delegação saiu em três grupos: o primeiro saiu de Porto Velho (RO), às 2h do dia 23/10. O segundo grupo saiu às 3h no dia 23/10, também da capital rondoniense. Já o último grupo saiu de Cuiabá (MT), às 7h10, do dia 23/10.

“A participação dos nossos alunos nos jogos contribui não somente para saúde física e emocional, como também para formação integral do aluno. Para a instituição além de impactar significativamente para a permanência e êxito dos nossos alunos, também se constitui numa excelente forma de divulgar o compromisso da nossa instituição com uma educação de qualidade”, destaca Amisley.

Do Campus Vilhena o aluno Thiago Darlitom, do 3° A do Curso Técnico em Eletromecânica, disputará no atletismo as provas dos 800, 1.500 e 5.000 metros. Também de Vilhena, a estudante Lavínia Stein, do 1º A do Curso Técnico em Informática, disputará no judô a categoria até 63kg, peso médio. “Após longos oito meses de treinamentos e disputas em competições a nível municipal e estadual, alguns de nossos atletas conseguiram superar várias barreiras e ir para a competição nacional, onde os que mais se destacaram durante o ano, conseguiram uma das vagas”, complementou o professor do Campus Vilhena, Silvio Francisco do Vale.

Sobre os Jogos

Realizados anualmente, os Jogos das Instituições Federais reúnem estudantes atletas de toda a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Os participantes da edição nacional, que em 2023 acontece em Fortaleza (CE) de 23 a 28 de outubro, participaram das etapas regionais nos meses anteriores, sagrando-se campeões.

O evento é sediado pelo Instituto Federal do Ceará pela segunda vez e nesta edição recebe cerca de 1.300 atletas e servidores de todas as regiões do Brasil. Serão disputadas as seguintes modalidades esportivas, coletivas e individuais: Natação; Judô; Xadrez; Tênis de Mesa; Basquete; Futsal; Handebol; Vôlei; Vôlei de Praia e Futebol de Campo e Atletismo. Saiba mais em: https://jif2023.ifce.edu.br/.

• IFRO_-_JIFs_2023_-_Fortaleza_1
  • IFRO_-_JIFs_2023_-_Fortaleza_10