Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

IFRO realiza reunião com Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação (EMBRAPII)

Publicado: Segunda, 23 de Outubro de 2023, 19h33 | Última atualização em Segunda, 23 de Outubro de 2023, 19h33

Reunião IFRO Embrapii 3

A reunião ocorrida no dia 20 de outubro, na sede da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação (EMBRAPII), em Brasília, fez parte da agenda oficial do IFRO em Brasília durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, e contou com a presença da Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Professora Xênia de Castro Barbosa, do Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional, Professor Mauro Alcântara, da Pró-Reitora de Extensão, Fernanda Góes, da Assessora de Comunicação do IFRO, Viviane Camelo e da Coordenadora da Rede de Incubadoras de Empresas de Rondônia (Redinova), Tatiana Gigliolla Santos.

Na reunião, o Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional, professor Mauro Alcântara, destacou o interesse institucional de tornar o IFRO um polo de inovação no estado de Rondônia e pontuou, em linhas gerais, as características de cada campus.

A professora Xênia de Castro Barbosa, deu prosseguimento apresentando as principais competências do IFRO no que se refere à inovação e transferência de tecnologias, destacando o trabalho dos Centros de Inovação Tecnológica – CITs, os valores captados em projetos de pesquisa aplicada e de extensão tecnológica no último biênio, e solicitou ajuda da EMBRAPII para auxiliar o IFRO a definir sua identidade no que se refere à Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), em face do cenário amazônico e do que a EMBRAPII considera estratégico, demanda que foi acolhida pelos assessores técnicos presentes na reunião.

Prontamente, o senhor Álvaro Abackerli, assessor técnico da EMBRAPII procedeu a uma explanação do que é a EMBRAPII, seus objetivos, e destacou os requisitos para que uma instituição possa concorrer ao edital de credenciamento de novos polos de inovação e apresentou metodologias e orientações específicas para que o IFRO se prepare para alcançar seus objetivos. Orientações que foram repassadas com base no perfil do IFRO, de seus cursos e campi, nos valores captados e na forma como os recursos captados vêm sendo incorporados na instituição. As orientações e metodologias indicadas foram acolhidas pelos servidores do IFRO presentes, que aproveitaram para tirar dúvidas e confirmar se haviam entendido corretamente as instruções.

Para o Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional do IFRO, a reunião foi produtiva e esclarecedora. “Só temos a agradecer à EMBRAPII por nos receber, nos conceder o seu tempo e compartilhar conosco orientações tão valiosas para o nosso desenvolvimento institucional e para a ampliação de nossa contribuição social junto ao estado de Rondônia”, disse Mauro.

Para a coordenadora da Redeninova, a aproximação do IFRO com a EMBRAPII é relevante porque reforça “o nosso entendimento de que o diálogo e a cooperação entre o setor público e o setor privado é fundamental para dar uma dimensão mais ampla às ações de pesquisa e de extensão que já vem sendo desenvolvidas no IFRO. A Redinova está à disposição para colaborar com esse processo!”.

Na visão da Pró-Reitora de Extensão do IFRO, Fernanda Góes, a reunião foi positiva. “É urgente que o IFRO avance também no campo da Extensão Tecnológica e melhore sua relação com as empresas, de modo a estimular a geração de emprego e renda. Esperamos nos próximos anos aprimorar essa dimensão em nossa política de extensão”, comentou a gestora.

Na avaliação da professora Xênia de Castro Barbosa, Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação: “A EMBRAPII nos traz um desafio que não é novo: o desafio de melhorar e ampliar a pesquisa aplicada, de desenvolver e transferir tecnologias de interesse social e aprimorar o diálogo interinstitucional. A diferença é que agora, a partir dessa reunião, voltaremos para nosso estado com orientações e com metodologias definidas sobre como proceder, e acredito que se fizermos o dever de casa direitinho, e nos mantivermos nesse caminho de cooperação, de colaboração entre as pró-reitorias, e entre a Reitoria e os campi, alcançaremos excelentes resultados”.

  • Reunião_IFRO_-_Embrapii_1
  • Reunião_IFRO_-_Embrapii_2
  • Reunião_IFRO_-_Embrapii_3
Fim do conteúdo da página