Pró-Reitoria de Pesquisa do IFRO realiza reunião estratégica com o CNPq

Publicado: Segunda, 23 de Outubro de 2023, 19h27 | Última atualização em Segunda, 23 de Outubro de 2023, 19h30

IFRO CNPq

Em visita à Brasília, por ocasião da Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, a Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFRO, professora Xênia de Castro Barbosa, realizou reunião com Lucimar Almeida, Coordenadora de Programas Acadêmicos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), setor responsável pelo gerenciamento dos Programas de Iniciação Científica (PIBIC), Iniciação Científica no Ensino Médio (PIBIC-EM), Iniciação Tecnológica (PIBIT), Iniciação Científica para Ações Afirmativas (PIBIC-AF) e programas de bolsas de mestrado e doutorado.

A reunião ocorreu no dia 20 de outubro de 2023, na sede do CNPq, em Brasília, e contou também com a presença da Pró-Reitora de Extensão do IFRO, a pedagoga Fernanda Góes. Segundo a Pró-Reitora de Pesquisa, a reunião teve como objetivos estreitar os vínculos institucionais entre o IFRO e o CNPq, “buscar orientações para fortalecer e aprimorar a gestão local dos programas de iniciação científica e iniciação tecnológica e apresentar demanda de novas bolsas, visando a ampliar o atendimento de nossos alunos em programas de iniciação científica”.

A Pró-Reitora de Extensão do IFRO, que também participou da reunião, avaliou como positiva a reunião e enfatizou o compromisso da Pró-Reitoria de Extensão em trabalhar de modo integrado com a pesquisa e o ensino, apoiando a ações das demais pró-reitorias finalísticas. “Hoje, Proex, Propesp e Proen têm um diálogo muito bom, estamos em sinergia e continuaremos assim, nos apoiando mutuamente para que haja verdadeiramente integração entre ensino, pesquisa e extensão e para que assim nossos alunos recebam a melhor formação possível: uma formação técnica, científica e cultural humanizada, que transforme vidas e que faça com que sua experiência escolar e acadêmica no IFRO seja inesquecível”, comentou.

Em conclusão, a Pró-Reitora de Extensão do IFRO avaliou que a reunião foi muito positiva. “Fomos muito bem recebidas pela Doutora Lucimar Almeida e saímos com orientações preciosas para melhorar o nosso trabalho, com um canal de diálogo aberto, além da possibilidade de aumentarmos nos próximos meses a nossa cota de bolsas – que esse ano já foi suplementada com 19 bolsas pelo CNPq”, concluiu a gestora.