Em Ariquemes, Projeto Cidades Inteligentes participa da 2ª edição do BootCamp: Transformando ideias em negócios

Publicado: Segunda, 23 de Outubro de 2023, 19h19 | Última atualização em Segunda, 23 de Outubro de 2023, 19h20

IFRO Procint 1

O Instituto Federal de Rondônia, por meio do Projeto Cidades Inteligentes (Procint), participou da segunda edição do BootCamp: Transformando Ideias em negócios. Com a realização do BootCamp, o Procint busca fortalecer a cultura empreendedora e o desenvolvimento de ideias mais inovadoras.  O evento foi realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RO), em Ariquemes, de 17 a 19 de outubro, em parceria com o eixo Empreendedorismo e Inovação, do Projeto Cidades Inteligentes.

O coordenador do eixo Empreendedorismo e Inovação, Juliano Cristhian, informa que o evento contou com mais de 150 acadêmicos dos cursos de administração, ciências contábeis, direito, enfermagem e psicologia das ‘Faculdades Associadas de Ariquemes’ (FAAR).

O evento foi baseado em metodologias ativas do BootCamp, proporcionando aos acadêmicos identificar problemas reais da sociedade, principalmente de suas áreas de formação, para construir soluções práticas que possam ter impacto junto à sociedade. Juliano Cristhian ressalta que durante a jornada foram mais de 20 ideias trabalhadas, e ao final para a apresentação do Pitch Final (Venda da ideia Final), foram 12 equipes apresentadas.

Ainda conforme o coordenador do eixo Empreendedorismo e Inovação do Procint, os acadêmicos apresentaram projetos voltados ao setor da saúde, da agricultura, da piscicultura, do turismo, da tecnologia, dentre outros. A equipe Vitae – Atendimento Home Care ficou em primeiro lugar. A segunda posição ficou para a Fagro – Marakeplace para o Agro. A terceira colocação foi dividida entre as equipes Fish Control – Controle da Piscicultura, e Pedalinho no Lago – Proposição de um negócio de pedalinhos para a Praça do Lago de Ariquemes.

Juliano Cristhian destaca que a proposta do evento é que, depois de aplicadas a metodologia e a criação das ideias durante a imersão, o Eixo de Empreendedorismo e Inovação, em conjunto com o Sebrae/RO, acompanhe as equipes para que possam desenvolver as ideias. As equipes campeãs receberão consultorias gratuitas para melhorar as concepções e transformá-las em empreendimentos, com possível lançamento de Startups na região do Vale do Jamari.

Cristhian entende que eventos como o BootCamp são importantes para o desenvolvimento de uma cultura empreendedora diferente na população, construindo uma comunidade de inovação forte e alinhada à construção de um ecossistema de inovação condizente ao desenvolvimento socioeconômico da região. “Assim, toda a estrutura que o Procint irá entregar a Ariquemes se somará ao fortalecimento da economia local, incrementando mais ações que vão ao encontro da criação de novos negócios e participação da comunidade nesse processo”, destacou.

Imersão no IFRO Campus Ariquemes

Nesta segunda e terça-feira (23 e 24), o Instituto Federal de Rondônia (IFRO) realiza no Campus Ariquemes, a mesma imersão com os alunos da instituição, buscando fortalecer a cultura empreendedora e o desenvolvimento de ideias mais inovadoras.

O que é um BootCamp

Um curso BootCamp é um modelo de ensino em formato intensivo, em que o principal propósito é desenvolver habilidades e competências de profissionais de maneira ágil. Quem estuda em um BootCamp tem uma imersão completa no aprendizado, por um período de algumas semanas, e sai com a preparação necessária para encarar os desafios do mercado de trabalho na área escolhida.

• IFRO_-_Procint_1
  • IFRO_-_Procint_2