Comitê de Integridade realiza visita aos campi para apresentação dos setores: Corregedoria, Procuradoria Federal junto ao IFRO e Comissão de Ética

Publicado: Segunda, 09 de Outubro de 2023, 10h21 | Última atualização em Segunda, 09 de Outubro de 2023, 10h21

Visitas 17Com o objetivo de divulgar e dar amplo conhecimento das atividades desenvolvidas pela Reitoria, bem como aproximá-la dos campi, os setores Corregedoria, Procuradoria Federal junto ao IFRO e Comissão de Ética estiveram nas unidades Guajará-Mirim, Porto Velho Calama, Porto Velho Zona Norte e Ariquemes.  A visita aos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia ocorreu entre os dias 02 e 05 de outubro.

No primeiro encontro, em Guajará-Mirim, uma reunião com servidores e líderes de turma foi realizada no dia 02/10/2023, no período da manhã. Na oportunidade os setores Corregedoria, Procuradoria Federal junto ao IFRO e Comissão de Ética foram apresentados, disponibilizaram momento para perguntas, explicaram a função de cada setor e trouxeram diversas informações importantes. Líder de turma do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, Renan Braga Reis afirmou: “como estudante, tive a oportunidade de participar de uma reunião da Procuradoria do IFRO junto aos servidores. Foi uma experiência altamente esclarecedora, pois pude constatar a existência de inúmeros recursos, informações e setores que não são do conhecimento comum entre servidores e discentes. Minha participação na reunião proporcionou uma compreensão mais ampla e aprofundada dos valiosos recursos disponíveis no âmbito do IFRO, bem como um entendimento mais completo dos procedimentos que envolvem esses recursos, incluindo as complexidades burocráticas inerentes ao processo”.

Visitas

Durante a semana, foram visitados quatro campi. Estiveram presentes os servidores Osvaldo Vieira da Costa (Procurador Federal junto ao IFRO) e sua assessora Janiana Dantas da Mota, a Corregedora Solimária Pereira Lima e a Presidente da Comissão de Ética, Cleonete Martins de Aguiar. No planejamento, consta que será programado um novo momento de visita dos três setores que ficam sediados na Reitoria às demais unidades, em data a ser definida com os Diretores-Gerais dos campi que ainda não receberam a visita.

Segundo a Corregedora Solimária Lima, a dinâmica realizada pelos setores ocorre em dois momentos. Pela manhã há apresentação aos servidores e representantes dos alunos, explicando como são desenvolvidas as atividades, o fluxo processual, a composição do quadro e as competências por eles desempenhadas, e à tarde ficaram à disposição para atendimento de dúvidas que eventualmente os servidores queiram esclarecer de forma pontual.

A Diretora-Geral substituta do Campus Zona Norte, Ariádne Joseane Felix Quintela, comenta que “a presença dos órgãos de correição no Campus Porto Velho Zona Norte foi muito significativa, pois trouxe uma abordagem orientativa e educativa para a gestão, servidoras, servidores e estudantes”. Ela acrescenta ter sido demonstrado “o papel desses setores dentro da instituição e a importância da instituição perante a sociedade, a forma de abordar as comunidades ligadas ao IFRO e como lidar, adequadamente, com situações delicadas, como por exemplo, casos de assédio, mas, especialmente, a centralidade e preocupação institucional em prevenir e combater práticas ilícitas, aliciadoras e antiéticas. Nós, de antemão, agradecemos a Comissão de Ética, a Corregedoria e a Procuradoria pela presença em nosso campus e pelas diretrizes, normativos e regulamentos correlatos apresentados nesse encontro”.

Para o Diretor-Geral do Campus Porto Velho Calama, Leonardo Pereira Leocádio, “a reunião foi importante, pois estreita os laços com áreas muitas vezes distantes do cotidiano dos servidores. Mais importante ainda é a aproximação com nossos alunos. É imperativo eles saberem os fluxos processuais de temas sensíveis como denúncias e como funciona um Processo Administrativo Disciplinar (PAD). Enfim, nossa instituição só tem a ganhar com esse diálogo mais estreito entre Corregedoria, Procuradoria, Comissão de Ética e Ouvidoria com os campi”.

Na avaliação da Diretora-Geral do Campus Guajará-Mirim, Elaine Oliveira Costa de Carvalho, “pela primeira vez ao Campus Guajará-Mirim, a visita da equipe constituída pela Corregedoria, Comissão de Ética e Procuradoria foi essencial, porque oportunizou aos servidores o esclarecimento do papel dessas instâncias institucionais e, sobretudo, pelo caráter de apoio e orientação aos servidores e à gestão do campus, numa proposta de trabalho responsável, igualitário e de integridade funcional. Parabenizo a Reitoria pela iniciativa!”, finalizou a gestora.

• Visitas_1
  • Visitas_10