Instituto Federal fortalece o acompanhamento do ensino a distância em polos de apoio presencial

Publicado: Terça, 26 de Setembro de 2023, 13h52 | Última atualização em Terça, 26 de Setembro de 2023, 17h43

Visitas Dead 3Polos de EaD (Educação a Distância) de 8 municípios de Rondônia receberam visita do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). Durante os dias 11 a 14 de setembro, o Diretor de Educação a Distância do IFRO, Saulo Souza de Macedo, e o Diretor de Ensino do Campus Porto Velho Zona Norte, Geraldo Castro Cotinguiba, realizaram visitas aos polos de apoio presencial de educação a distância dos municípios de Alto Paraíso, Cacaulândia, Campo Novo de Rondônia, Candeias do Jamari, Cujubim, Itapuã do Oeste, Machadinho do Oeste e Rio Crespo.

Durante cada visita foram realizadas reuniões com os gestores municipais e coordenadores de polo, permitindo um intercâmbio de ideias e experiências, estabelecendo um canal direto de comunicação entre a instituição de ensino e os gestores locais. A discussão abordou tópicos relacionados à educação a distância, visando a aprimorar ainda mais a parceria entre o IFRO e as administrações municipais, promovendo o acesso a uma educação de qualidade em toda a região.

A ação reforça o compromisso do IFRO em assegurar a qualidade do ensino oferecido por meio de seus cursos a distância e demonstra o esforço constante para aprimorar as metodologias educacionais. Para o Diretor de Educação a Distância, Saulo Souza de Macedo, “com o crescimento da educação a distância no Brasil, o papel dos polos de apoio presencial se tornou fundamental para garantir o sucesso dos estudantes que optam por essa modalidade de ensino. O IFRO, reconhecido pela excelência em educação, compreende a importância de proporcionar um ambiente adequado para o acompanhamento do desenvolvimento dos alunos, bem como o fortalecimento das práticas de ensino”.

Segundo o Diretor, a expectativa é que sejam visitados todos os polos de apoio presencial credenciados ao IFRO ainda neste ano. Estes encontros presenciais vislumbram observar as condições de infraestrutura, o suporte técnico oferecido e, principalmente, o acompanhamento do desenvolvimento do ensino e das metodologias dos cursos ofertados nessas unidades credenciadas. Neste contato com os polos, os diretores do IFRO puderam constatar in loco o comprometimento dos gestores e demais profissionais que atuam nos polos. A troca de experiências e o diálogo direto com os envolvidos permitiram identificar desafios e oportunidades para aprimorar ainda mais o sistema de educação a distância da instituição.

Raimunda Neta, Coordenadora do Polo de Itapuã do Oeste, comenta que “a visita se configura como um gesto de cuidado e zelo pelo que se propõe a fazer”. Ela esclarece ainda que as ofertas de cursos, especialmente graduações, no Polo do município já formaram muitos munícipes, configurando a parceria com o IFRO como muito exitosa. Ressalta também que há desejos e anseios da comunidade escolar por outros cursos como Pedagogia e outros voltados para a área das tecnologias.

Segundo a Secretária de Educação do Munícipio de Itapuã do Oeste, Rute Carvalho, “a visita aflorou o interesse em implantar uma unidade UAB que amplia a oferta de cursos, sanando assim necessidades da comunidade em continuar estudando”. Atualmente o IFRO oferta cursos próprios e os em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB). Com cursos de graduação e pós-graduação ofertados na modalidade educação a distância, reafirma seu compromisso com o acesso e a qualidade da educação oferecida, não apenas em seus campi, mas também nos polos de apoio presencial.

As visitas realizadas às unidades parceiras são uma forma de demonstrar que a instituição está atenta às necessidades de seus estudantes e empenhada em garantir que todos tenham a oportunidade de obter uma educação de excelência, independentemente de sua localização geográfica. “Nesse sentido, o IFRO continuará investindo em ações que fortaleçam o acompanhamento do desenvolvimento do ensino e das metodologias dos cursos a distância, visando a proporcionar uma experiência de aprendizado enriquecedora e de alta qualidade aos seus alunos, reforçando seu papel como referência em educação no estado de Rondônia. Assim, a visita recente aos polos de apoio presencial do IFRO representa um passo importante na busca pela constante melhoria da educação a distância oferecida pela instituição, consolidando seu compromisso com a formação de cidadãos capacitados e preparados para os desafios do mundo contemporâneo”, finaliza o Professor Saulo Macedo.

• Visitas-Dead_1
  • Visitas-Dead_2