Projeto Informatização Escolar: equipamentos e itens de tecnologia da informação são entregues a prefeituras de RO

Publicado: Terça, 26 de Setembro de 2023, 07h54 | Última atualização em Terça, 26 de Setembro de 2023, 07h55

DSC 6855Representantes de 22 prefeituras de Rondônia receberam na tarde do dia 21 de setembro, equipamentos e itens de tecnologia da informação, através do Projeto Informatização Escolar (Proinfe), desenvolvido pelo Instituto Federal de Rondônia (IFRO), em parceria com o Senador Confúcio Moura. O evento ocorreu no Campus Ji-Paraná e contou com a presença de alunos, servidores e autoridades.

Na ocasião, foram entregues equipamentos e itens de tecnologia da informação às Prefeituras beneficiadas, dentre eles: computadores, TVs multifuncionais, fones de ouvido, notebooks, tablets e entre outros. Além disso, também ocorreu a apresentação das próximas etapas do projeto que consistem na implantação do sistema de gestão escolar e capacitação.

O Senador Confúcio Moura falou sobre a importância da tecnologia para poder ajudar a sociedade e sobre a necessidade de transformação da nação. Defendeu o legado de investimento na educação como necessário para o momento, o investimento no capital humano, nos estudantes do nível médio e universitário, que futuramente serão os capacitados a atender a cada município. Também fez reflexão sobre como cada um dos presentes no evento chegou à formação atual: uns com mais dificuldade e outros menos, sendo preciso ter bons professores e escolas. “Nem todos nós aqui nascemos de famílias ricas, muitos são pobres, e assim temos que ver que o Brasil tem uma pobreza muito grande. E não há jeito de mudar o Brasil se não for investimento em educação”, discursou.

O Pró-Reitor de Administração do IFRO, Ivanilson Parente da Silva, apontou em sua fala, a importância da boa gestão das prefeituras para que os cidadãos sejam atendidos em suas necessidades. “Esses equipamentos não são simplesmente para trazer uma evolução para as prefeituras, mas sim para desenvolver os municípios, suas infraestruturas tecnológicas, para melhorar a qualidade da educação prestada nos municípios e a qualidade de vida das pessoas. A tecnologia não é algo que vai acontecer no futuro, é algo que está acontecendo agora, no presente. O Proinfe não é só material que estamos distribuindo para vocês, ele é o desenvolvimento de sistemas, é a capacitação que iremos ofertar para os servidores dessas prefeituras, para os secretários de educação, para os professores, para os técnicos administrativos, que são efetivamente quem vai levar essa inovação para os alunos”, comentou.

O Professor Clayton Ferraz, coordenador do Proinfe, fez reflexão sobre qual o legado para a educação será deixado para as próximas gerações do país. Ele ainda pediu colaboração das prefeituras para que o sistema seja implantado. Haverá implantação do sistema de capacitação de servidor, a partir de cursos presenciais ofertados pelo próprio IFRO e suporte tecnológico e melhoria do atendimento à comunidade. “A ação vai envolver mais de 2,4 mil servidores de todas as prefeituras que receberem o sistema. Um exemplo de sistema de informatização dado pelo docente foi a da central única, em que por município, mostrará a relação de vagas e escolas, com a fila de espera definida localmente, conforme legislação e demais instrumentos de cada município”, informou o docente.

Letícia Pivetta, Diretora-Geral do Campus Ji-Paraná, destacou as áreas de atuação do IFRO, que vão além da oferta de ensino de qualidade, agregando ações de pesquisa e extensão voltadas para a comunidade externa. “Nós, enquanto gestores públicos, precisamos encontrar caminhos para oferecer os benefícios e atender as necessidades da nossa população, além das condições que ela precisa para estar se desenvolvendo e tornar nosso estado melhor. Essa riqueza toda que a gente tem precisa ser traduzida em benefícios para a nossa população, e o Senador Confúcio sabe como ninguém fazer isso, então nossos agradecimentos pelos recursos destinados ao Proinfe. E para fazer um bom uso desses equipamentos e sistemas entregues, é preciso ter os profissionais de educação capacitados, então essa etapa complementar tem esse objetivo, oferecer cursos de capacitação rápidos e pós-graduação para que a gente possa desenvolver essas potencialidades todas”, disse.

Para a Secretária de Educação de Santa Luzia D’Oeste, Luslarlene Umbelina de Souza, fazer parte do Proinfe é muito importante para o desenvolvimento do município em que é gestora. “Um projeto que tem trazido muitos benefícios para os municípios atendidos. Tenho certeza de que em breve os demais municípios serão atendidos. É muito importante termos esses equipamentos com tanto potencial tecnológico, e o IFRO, como interlocutor desse projeto, tem feito essas aquisições com grande maestria”, ressaltou.

Em sua fala, o prefeito de Pimenta Bueno, Arismar Araújo, reforçou a importância de saber usar os equipamentos recém-adquiridos. “É muito importante levar essa capacitação para que os municípios abracem os equipamentos e os métodos de uso”, disse.

Sobre o Proinfe

O Projeto Informatização Escolar consiste na criação, implantação e manutenção de um sistema de informatização escolar para gerenciamento acadêmico e interface de usuários das Escolas Municipais de Educação Básica de Rondônia. As ações são realizadas de acordo com convênios firmados entre o IFRO e as prefeituras, visando a atender as escolas dos municípios conveniados de Rondônia. O Proinfe atende a demandas individuais do Senador Confúcio Moura, dentro do Orçamento Geral da União, com valor global de mais de R$ 20 milhões de reais.

• DSC_6729
  • DSC_6760