IFRO teve representantes no VII Encontro Nacional de NEABs e NEABIs da Rede Federal

Publicado: Quarta, 20 de Setembro de 2023, 11h52 | Última atualização em Quarta, 20 de Setembro de 2023, 11h54

Neabi ClaudeteO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) foi representado no VII Encontro Nacional de NEABs e NEABIs (Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas) e grupos correlatos da Rede Federal. Entre técnicos e docentes estavam Shyrley de Almeida Alves; Claudete Marques das Neves; Mônica do Carmo Apolinário de Oliveira; Bárbara Ferreira Fadul e Gabriel Tenório dos Santos. Além dos estudantes Giulia Apolinário Ribeiro; Kaemilli de Oliveira Fagundes; Raylayne Pereira da Silva; Samara Hespanhol e Vinícius de Nano Holanda.

O evento foi em São João del Rei (MG), de 14 a 16 de setembro de 2023. Segundo a Chefe do Departamento de Inclusão e Diversidade, da Pró-Reitoria de Ensino (Proen/IFRO), que acompanhou o evento, Shyrley de Almeida Alves, a proposta envolve discutir o papel da Rede Federal no momento histórico vivenciado nacionalmente, em que no cotidiano escolar há fenômenos excludentes, envolvendo a prática da discriminação racial, de gênero, homofobia, bullying racista e desrespeito religioso, entre outras.

Entende-se que tais práticas, ao longo do tempo, vêm prejudicando o acesso, permanência e sucesso escolar dos estudantes, daí levanta-se alguns questionamentos: como os estudantes e os profissionais da educação da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica estão se reconhecendo na sua cultura e diversidades? Como expressam suas visões de mundo nas suas práticas pedagógicas? Como estão se manifestando individual e coletivamente diante dos seus pares? Quais os valores que o Sistema Educacional Brasileiro está orientando sobre a implementação das Políticas Educacionais de Ações Afirmativas? E como os gestores e gestoras estão reconhecendo e valorizando os NEABs e NEABIs e ou Grupos Correlatos na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica?

Os participantes fizeram discussão em torno da temática étnico-racial, com implementação de estratégias que contribuirão com o processo de fortalecimento das políticas educacionais de ações afirmativas com recorte para a implementação e fortalecimento dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi/IFRO).

“Temos NEABIs no nosso instituto e é muito gratificante estar aqui porque queremos trocar experiências. No IFRO, a articulação dos NEABIs é algo recente. Temos dez campi e só três tinham Núcleos e eram desarticulados, não havia reunião, troca. No ano passado, mudanças possibilitaram a estruturação de mais dois NEABIs em outros campi e esperamos que a troca de conhecimentos possibilite a criação de mais núcleos”, planeja Claudete Neves, Vice-Coordenadora do Neabi do IFRO Campus Guajará-Mirim.

Giulia Ribeiro relata: “o VII Encontro Nacional do ENNEABI foi um evento marcante e necessário, que me enriqueceu culturalmente e sempre ficará na minha memória. Além disso, esse evento proporcionou uma troca de saberes e experiências essenciais sobre identidade racial e as raízes preconceituosas do nosso Brasil, que mudaram minha forma de ver o mundo e me levou a refletir sobre o meu futuro como acadêmica. A apresentação de pesquisas e oficinas foram incríveis, abordando temas sociais que infelizmente não tem a devida notoriedade no cenário atual do país. Agradeço a oportunidade de participar do evento e poder apresentar minha pesquisa e de conhecer pessoas incríveis que estão na luta contra a desigualdade social e racial”, destacou a estudante.

Participações

Entre os estudos apresentados por Rondônia, a servidora Shyrley de Almeida Alves fez a Comunicação Oral “Voz na Amazônia: Memórias que enfrentam as assimetrias de poder”. E Claudete marques das Neves integrou a Mesa Redonda: (Re)pensando o território numa perspectiva interdisciplinar: percepção, (re)construção e usos afro-indígenas.

O Neabi/Ji-Paraná apresentou os 4 trabalhos: “Identificando o racismo estrutural por meio da análise do romance Clara dos Anjos de Lima Barreto”, de autoria de Vinícius de Nano Holanda e Dioneia Foschiani Helbel, apresentado no Simpósio Temático “Representação e reconstituição da história das populações afro-brasileiras e indígenas pelas literaturas de língua portuguesa”. O segundo foi “Esporte, povos indígenas e relações interculturais: uma análise da 1ª Olimpíada dos Povos Indígenas de Ji-Paraná/RO”, de autoria da estudante Giulia Apolinário Ribeiro e do Professor Fabrício Gurkewicz Ferreira, apresentado no Simpósio Temático “Os Neabis nos IFs: O papel da educação profissional e tecnológica na construção de experiências, vivências e práticas antirracistas”.

O terceiro trabalho de Ji-Paraná foi “A voz ancestral da escritora negra rondoniense Cledenice Blackman”, de autoria de Mônica do Carmo Apolinário de Oliveira, Kaemilli de Oliveira Fagundes e Raylayne P. da Silva, no Simpósio Temático “A negação aos lugares subalternos – desobediência às categorias coloniais de raça e gênero a partir das vivências de mulheres negras”. E a quarta apresentação ocorreu na modalidade Pôster: “As contribuições das tecnologias de impressão 3D para os povos indígenas de Rondônia”, de autoria de Samara Hespanhol Fraga, Matheus Henrique Barbosa de Lima, Thayná Albuquerque Silva, Lediane Fani Felzke e João Eujácio Teixeira Júnior.

A Coordenadora Mônica Apolinário considera necessário e fundamental ampliar as discussões sobre as temáticas étnico-raciais no IFRO, a fim de promover uma política institucional mais inclusiva e de valorização do debate coletivo e político, promotor de reflexões e formação. “A participação no VII ENNEABI evidenciou lacunas e distanciamentos que precisamos minimizar para a valorização da história e elementos culturais afro-brasileiros e indígenas e da diversidade na construção histórica, cultural e social do país”, destacou a docente do IFRO Ji-Paraná.

• Neabi_-_Gabriel
  • Neabi_1