IFRO amplia em 44% o número de projetos de pesquisa em desenvolvimento nos campi

Publicado: Terça, 19 de Setembro de 2023, 17h00 | Última atualização em Terça, 19 de Setembro de 2023, 17h06

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Propesp/IFRO) concluiu na data de 15 de setembro de 2023 a implantação das bolsas de pesquisa dos editais de pesquisa do ciclo 2023-2024, na Plataforma Carlos Chagas – sistema utilizado para o gerenciamento de bolsas. Ao todo, foram 171 projetos aprovados, o que representa 44% a mais do que no ciclo anterior (2022-2023).

Segundo informações da Propesp, o resultado positivo pode ser explicado por uma conjuntura de fatores. “De um lado houve o aumento da procura por parte dos professores, nos campi; de outro, tivemos a ampliação de nossa cota institucional junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e o esforço de toda a equipe da Propesp, especialmente do Professor Marcos e da Técnica Graciane, que conduziram o processo de pré-seleção, ajustes e distribuição dos projetos ao banco de avaliadores. Estou muito feliz com os avanços da pesquisa no IFRO e com a qualidade dos projetos aprovados e só tenho a agradecer a todos que participaram de nossos editais, à equipe Propesp, especialmente ao Professor Marcos, à Professora Giselle e à Administradora Graciane, pelo compromisso e zelo com o trabalho, e ao CNPq, por ter aportado novas bolsas para a nossa instituição”, explica a Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Xênia de Castro Barbosa.

Para o Diretor de Pesquisa do IFRO, Marcos Barros Luiz, “é uma grande satisfação ver o IFRO avançando e consolidando educação de qualidade – educação esta que só se faz com uma sólida base científica, base esta que perpassa a pesquisa e o esforço colaborativo de todos para integrar ensino, pesquisa e extensão visando à formação omnilateral de nossos alunos”.

O Reitor do Instituto Federal de Rondônia, Moisés José Rosa Souza, realça que “o aumento em 44% no quantitativo de projetos de pesquisa desenvolvidos no IFRO é algo muito significativo: expressa o compromisso e o trabalho diligente das equipes da Propesp e da Proad e, sobretudo, expressa uma oportunidade singular de formação de nossos estudantes, porque os projetos aprovados são projetos muito bons e se mostram capazes de contribuir com a iniciação científica de nossos alunos, a cidadania e a melhoria de seu desempenho acadêmico, visto que aprenderão a pensar cientificamente, bem como aprenderão novas habilidades comunicacionais. Sei que muitos resultados positivos virão dessas pesquisas, para os alunos bolsistas, para os alunos colaboradores, e para a sociedade, de modo geral. Quero parabenizar a Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação pelo excelente trabalho e a todos os professores e técnicos que submeteram projetos e se comprometeram a conduzir seus orientandos no caminho da ciência”.

Buscando maior transparência acerca dos projetos e bolsas de pesquisa, a Propesp/IFRO aderiu ao Programa Dados Abertos, de modo que informações sobre os projetos de pesquisa do ciclo 2023-2024, bem como de ciclos anteriores podem ser acessadas no seguinte endereço eletrônico (aba sobre Informações Projetos Aprovados), clicando aqui.