Edital classifica 28 servidores para afastamento destinado a pós-doutorado, doutorado e mestrado

Publicado: Segunda, 18 de Setembro de 2023, 13h35 | Última atualização em Segunda, 18 de Setembro de 2023, 13h35

Com finalidade de classificar servidores interessados em afastar-se integralmente das atividades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) para realização de cursos de pós-graduação stricto sensu e pós-doutorado, considerando o objetivo estratégico institucional de intensificar a capacitação e qualificação de servidores, com foco nos resultados institucionais, foi publicado o Edital 5/2023/Reit-Propesp/IFRO, em 12 de maio 2023, para afastamentos a partir do segundo semestre de 2023.

Foram classificados 3 servidores para pós-doutorado e 19 para o doutorado na demanda geral. Outras 12 vagas ficaram para servidores que estão cursando mestrado ou doutorado em cursos nos quais o IFRO estabeleceu parcerias ou possui oferta própria, caso do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (ProfEPT), que é sediado pelo Campus Porto Velho Calama, e do Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (ProfNIT), que tem parceria com o Campus Porto Velho Zona Norte. Conforme a Coordenadora de Pós-Graduação (CPOSG/Propesp/IFRO), Michele Gomes Noé da Costa, “nas parcerias o tempo de afastamento para doutorado passou de 12 para 24 meses, e ao estudante de mestrado a concessão agora é de 6 meses. Neste último edital foi deliberado também pela inclusão de vagas para os alunos dos mestrados ofertados pelo IFRO nos cursos ProfEPT e ProfNIT”.

“O afastamento integral é uma importante ação de qualificação aos servidores, além de atender aos objetivos estratégicos do IFRO. Houve um aumento gradual no número de vagas disponíveis, especialmente para o doutorado que possui maior demanda, o que é extremamente importante para atender as diversas áreas necessárias para qualificação dos servidores, de acordo com os cursos ofertados e perfil das unidades do IFRO”, completa a Coordenadora.

Ao todo foi concedido afastamento integral a 28 servidores do IFRO, com início no segundo semestre de 2023, nas mais diversas áreas de conhecimento e instituições do Brasil. Entre elas estão a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Vale do Taquari (Univates), Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal de Rondônia (UNIR), dentre outras.

Para a Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Xênia de Castro, “a Pró-Reitoria de Pesquisa reforça o compromisso institucional de contribuir com a formação de seus recursos humanos, favorecendo que docentes e técnicos acessem os níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística e deseja sucesso a todos os doutorandos”. A Professora Xênia ainda avalia que o IFRO mostra-se uma instituição incentivadora e preocupada com a qualificação profissional, buscando promover ensino, pesquisa e extensão de qualidade aos estudantes da instituição, e por meio de qualificação de pessoal contribui para a promoção social, o pensamento crítico dos cidadãos rondonienses e o desenvolvimento sustentável de Rondônia.

Conforme a Pedagoga da CPOSG, Sandra Santos da Costa, “o afastamento é imprescindível ao servidor que está desenvolvendo sua pesquisa, pois favorece a dedicação exclusiva aos estudos profundos na área. Assim, o servidor quando afastado terá mais condições para atingir o nível qualitativo exigido nos programas de pós-graduação stricto sensu”.