IFRO participa do Fórum de Desenvolvimento Institucional que discutiu Avanços e Perspectivas para a Rede Federal de Educação Profissional

Publicado: Sexta, 15 de Setembro de 2023, 17h55 | Última atualização em Sexta, 15 de Setembro de 2023, 17h55

Brasilia IFRO Prodin 5No período de 29 de agosto a 01 de setembro de 2023, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) participou ativamente do Fórum de Desenvolvimento Institucional no Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). O evento reuniu profissionais e representantes de diversas instituições para discutir temas relacionados ao desenvolvimento institucional, planejamento estratégico e aprimoramento da Rede Federal.

O IFRO esteve representado pelo Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional, Mauro Henrique Miranda de Alcântara, e pelo Diretor de Planejamento, Gilberto Paulino da Silva. Durante o Fórum, diversas pautas e oficinas importantes foram discutidas e compartilhadas, contribuindo para a evolução do sistema educacional no Brasil.

Ações governamentais

Um dos destaques do evento foi a apresentação do Novo Programa de Gestão do Desempenho, conduzida por Juliana Legentil, representante do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos. O PGD, pautado na lógica das entregas, visa a aprimorar a eficiência do serviço público, promovendo uma gestão mais eficaz e transparente.

Outro tema foi o de Dimensionamento da Força de Trabalho (DFT), apresentado por Fernando André e Diego Tannús, do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos. Esse sistema informatizado tem como objetivo avaliar a necessidade de pessoal por setor nas instituições, contribuindo para um dimensionamento mais preciso e eficiente dos recursos humanos.

O Fórum também conheceu o Protocolo para a Transição de Gestão. Após uma série de discussões sobre os desafios na transição de gestões nos Institutos Federais, foi decidido que será criado um protocolo para facilitar esse processo na Rede Federal. Esse protocolo visa a suavizar as transições, garantindo a continuidade das ações e a estabilidade das instituições.

Já a Oficina de Planejamento Estratégico, conduzida por Nicir Chaves, do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, proporcionou aos participantes uma compreensão mais profunda do papel do Desenvolvimento Institucional na mudança da Cultura Organizacional das instituições da Rede Federal. O destaque foi a ênfase na proposta de Valor da Rede Federal.

Agendas na Setec

No dia 29 de agosto de 2023, representantes do IFRO foram recebidos na Setec/MEC (Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação), pelo Secretário Getúlio Marques, Gerente de Projetos Orlando Magalhães e Diretor de Desenvolvimento da Rede Federal Marcelo Bregagnoli. Durante a reunião, foram discutidas diversas demandas, incluindo a necessidade de recursos complementares para a manutenção das Clínicas Veterinárias dos Campi Jaru e Colorado do Oeste, a mudança de perfil do Campus Avançado São Miguel do Guaporé, para campus com 40 docentes e 26 técnicos e a expansão da Rede Federal.

O Secretário Getúlio Marques enfatizou que a expansão da Rede Federal está incluída no Novo PAC do Governo Federal, e o IFRO pode ser beneficiado com essa expansão, especialmente em relação à estrutura que pode ser cedida pela Prefeitura Municipal de Rolim de Moura para a criação de uma nova unidade do Instituto Federal de Rondônia.

O IFRO também realizou reuniões com outros setores, como a Coordenadora Geral de Desenvolvimento de Pessoas da Rede Federal, Silvilene Souza, que garantiu a disponibilização de 39 códigos de vagas de docentes em setembro de 2023. Além disso, o Pró-Reitor Mauro solicitou a revisão da Portaria 713, para melhor atender às necessidades, principalmente, dos campi Agrícolas.

Durante a reunião com representantes da Diretoria de Articulação e Fortalecimento da Rede Federal e da Diretoria de Desenvolvimento da Rede Federal, o IFRO destacou seus projetos de inovação, como a Escola de Chocolate do Campus Jaru e o Centro de Excelência do Café no Campus Cacoal, buscando apoio e reconhecimento para essas iniciativas, com a possibilidade da implantação de polos de inovação na instituição.

Finalmente, em uma reunião com a Coordenadora-Geral de Planejamento e Gestão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, Jéssica Cristina, foi anunciada a destinação de recursos no Novo PAC do Governo Federal para a construção das Reitorias das instituições que ainda não possuem sede própria. O IFRO poderá ser contemplado com esses recursos em 2024.

Na avaliação dos representantes do IFRO, “o Fórum de Desenvolvimento Institucional no Conif e as agendas realizadas na SETEC trouxeram importantes avanços e perspectivas para a Rede Federal de Educação Profissional, demonstrando o compromisso do IFRO e de seus parceiros com o fortalecimento e a expansão do sistema educacional no Brasil”.

• Brasilia-IFRO-Prodin_1
  • Brasilia-IFRO-Prodin_10