Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

IFRO renova parceria com Prefeitura de Nova Mamoré

Publicado: Segunda, 11 de Setembro de 2023, 12h13 | Última atualização em Segunda, 11 de Setembro de 2023, 12h14

Reunião Nova Mamoré 1O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) assinou novo termo de cooperação técnica com a Prefeitura de Nova Mamoré (RO). A reunião e assinatura foi realizada no final do mês de agosto, garantindo por mais quatro anos a oferta de EaD (educação a distância) pelo IFRO no município. A parceria com Nova Mamoré foi iniciada em 2018. Desde sua instalação, foram registradas 390 matrículas de estudantes.

O Polo EaD possui 1 sala de tutoria, 1 laboratório de informática, 1 biblioteca, além de banheiros feminino, masculino e adaptado para pessoa com deficiência. Atualmente, 126 alunos estão matriculados nos cursos: Licenciatura em Pedagogia, Tecnólogo em Gestão Comercial, Tecnólogo em Gestão Pública, Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão de Instituições Públicas e Pós-Graduação Lato Sensu em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica.

Segundo o Diretor de Educação a Distância do IFRO, Saulo Souza de Macedo, “a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica é um marco significativo em nossa jornada rumo a um futuro mais brilhante e promissor para todos os nossos munícipes. A educação é um pilar fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade. Ela não apenas expande horizontes e conhecimentos, mas também abre portas para oportunidades que podem transformar vidas. Antes, muitos de nossos jovens e adultos enfrentavam barreiras geográficas e financeiras para buscar uma graduação. Agora, graças a este polo de ensino a distância, essas barreiras estão sendo superadas”.

O docente acrescenta que “a possibilidade de cursar graduações em Nova Mamoré é um divisor de águas para todas e todos. Significa que os munícipes, seus filhos, irmãos, amigos e vizinhos podem perseguir seus sonhos acadêmicos sem terem que se deslocar para longe de casa. Isso é mais do que uma simples comodidade; é uma oportunidade para que todos tenham acesso a uma educação de qualidade, gratuita e acessível. Além disso, não podemos subestimar o impacto positivo que a formação superior na própria comunidade pode ter. Quando os concluintes escolhem trabalhar em Nova Mamoré, estão contribuindo para o crescimento e desenvolvimento do município. Estão trazendo seu conhecimento e habilidades para melhorar as empresas, serviços públicos e a qualidade de vida”.

Para concluir, o Diretor explica que “a educação é o caminho para um futuro mais próspero e igualitário. Com o polo de educação a distância em Nova Mamoré, estamos dando um passo importante em direção a uma sociedade mais justa, onde todas e todos têm a chance de alcançar seu potencial máximo, independentemente de suas origens ou recursos financeiros”.

A Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Xênia de Castro Barbosa, agradeceu ao Prefeito, à Secretária Municipal de Educação e ao Presidente da Câmara de Vereadores pelo acolhimento e diálogo e se colocou à disposição para viabilizar a oferta de cursos de pós-graduação que atendam às necessidades de formação de professores daquele município, “dentre o quais os cursos já demandados pela “Prefeitura: Gestão Escolar e Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva”, realçou a Professora Xênia.

A primeira reunião ocorreu em Nova Mamoré, no Gabinete da Prefeitura. Na última quarta-feira (6), na Reitoria, estiveram presentes o Prefeito Marcelio Rodrigues (Marcelio Brasileiro), além do Reitor do IFRO, Moisés Souza, mais o Presidente da Câmara de Vereadores, André Luiz Baier (André do Sindicato), o assessor da Prefeitura, Cosmilto, o Professor Reinaldo Rosa (UFAC), a Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Xênia Castro, a Pró-Reitora de Extensão do IFRO, Fernanda Goes, e os assessores da Reitoria Olakson Pedrosa e Janaina Leite.

A Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação fez a apresentação do Programa Ciência e Tecnologia na Comunidade que objetiva democratizar o acesso à ciência e à tecnologia; contribuir para a redução das desigualdades sociais; e ampliar as capacidades dos sistemas produtivos amazônicos. Ao término da reunião ficou encaminhada a organização de um evento para apresentar os projetos à comunidade de Nova Mamoré e firmar a parceria entre IFRO e município no que tange à oferta de cursos de pesquisa e extensão à comunidade.

No portfólio institucional de projetos apresentado durante a reunião estão incluídos: sistema de visão computacional de baixo custo para aferição do peso bovino utilizando internet das coisas e deep learning; tanque saudável: sistema de monitoramento da qualidade da água em tanques de piscicultura de baixo custo, utilizando internet das coisas e inteligência artificial; viveiro 4.0 – desenvolvimento de software para a automação de processos de produção de mudas florestais, utilizando internet das coisas e inteligência artificial; formação continuada em inseminação artificial; formação inicial e continuada em bovinocultor de corte e de leite; sistema para gestão de inventários patrimoniais em tempo real utilizando internet das coisas e inteligência artificial; e realidade aumentada para o ensino de robótica.

 

Nova Mamoré

O município de Nova Mamoré está localizado na porção noroeste/norte de Rondônia e conta com mais de 25 mil habitantes. Faz fronteira com a República Federativa da Bolívia e divisa com os municípios de Porto Velho, Buritis, Campo Novo e Guajará-Mirim. Sua área geográfica é de 10.072 km², o que o coloca como o 4º município do estado em extensão territorial. Em seu território encontram-se localizadas três reservas indígenas: Terras Indígenas Igarapé Ribeirão, Reserva dos Karipunas e Terras Indígenas Laje, bem como uma Unidade de Preservação Permanente, o Parque Estadual Guajará-Mirim que, apesar do nome, encontra-se com 95% de sua área em território de Nova Mamoré.

Em seu território também se encontram parte do Parque Extrativista Jaci-Paraná, do Parque Extrativista Preto, Parque Nacional Pacaás Novos e Terras Indígenas Uru-Eu-Wau-Wau. Suas vias de acesso: através de estrada: BR 425 e BR 421 (linha D). A BR 425 dá acesso a Porto Velho (280 km de distância) e Guajará-Mirim (distante 48 km). A BR 421 dá acesso aos Distritos de Palmeiras e Nova Dimensão, estendendo-se até o Parque Estadual Guajará-Mirim, na divisa com Campo Novo e Buritis.

  • Reunião_Nova_Mamoré_1
  • Reunião_Nova_Mamoré_2
  • Reunião_Nova_Mamoré_3
  • Reunião_Nova_Mamoré_4
  • Reunião_Nova_Mamoré_5
  • Reunião_Nova_Mamoré_6
  • Reunião_Nova_Mamoré_7
  • Reunião_Nova_Mamoré_8
Fim do conteúdo da página