IFRO destaca as ações do Cidades Inteligentes no Connected Smart Cities, em São Paulo

Publicado: Segunda, 11 de Setembro de 2023, 11h14 | Última atualização em Segunda, 11 de Setembro de 2023, 11h14

Procint SP5Representantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) no Projeto de Extensão Cidades Inteligentes estiveram no Connected Smart Cities & Mobility, edição 2023. Para o evento foram a equipe de coordenação, desenvolvimento e apoio técnico do Cidades Inteligentes, acompanhada de representantes das Secretarias Municipais de Planejamento, Orçamento e Gestão das Prefeituras de Ariquemes e Rolim de Moura. O encontro ocorreu no início da semana passada, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.

No segundo dia do evento, na terça-feira (5), as experiências de implantação de cidades inteligentes em Rondônia foram incluídas no Painel Temático que integrou quatro palestras sobre inovação no serviço público. Com a apresentação intitulada “A Implantação de Cidades Inteligentes em Rondônia: uma ação do Instituto Federal”, o Supervisor do Projeto Cidades Inteligentes, Sergio Loss, acompanhado do Coordenador-Geral, Vagner Schoaba, demonstrou a modelagem do projeto, as soluções em desenvolvimento e os avanços já alcançados na Prefeitura de Ariquemes, onde o Projeto foi iniciado e já se encontra com mais de 50% de conclusão.

De acordo com o Professor Sergio Loss, a participação no evento tem dupla importância e múltiplos alcances. Ele ainda destacou a oportunidade de demonstrar para os participantes que o projeto é viável para qualquer município do Brasil e, por isso, abre expectativa de novas parcerias; gera aprendizado para os envolvidos nesse processo de inovação, pelos contatos e interações com entidades e profissionais que estão atuando no desenvolvimento de soluções para cidades inteligentes, seja como mercado de produtos, seja como agente de integração e cooperação, como o IFRO.

Durante sua participação no evento e no painel temático, Vagner Schoaba abordou questões relacionadas ao processo de adesão das prefeituras às soluções que são desenvolvidas pelas instituições. Segundo o docente, a maturidade do Projeto Cidades Inteligentes tem motivado outras prefeituras a buscarem o IFRO para parcerias e desenvolvimento de novas soluções de melhoria dos serviços públicos. “A utilização dos sistemas e o desenvolvimento dos serviços de capacitação e suporte estão construindo uma nova cultura, uma cultura de inovação, por meio da qual as prefeituras só têm a ganhar, em qualidade dos serviços e melhor uso dos recursos públicos”, acrescentou.

O Connected Smart Cities é um evento nacional de grande impacto e importância no cenário de cidades inteligentes, porque reúne representantes comerciais e institucionais que estão trabalhando em favor da estruturação das prefeituras para melhor atendimento ao cidadão. Esta foi a terceira participação da equipe do Projeto Cidades Inteligentes do IFRO, incluindo-se o Gov Tech, que é uma spin-off do evento, ocorrido em abril deste ano.

Mais informações sobre o Connected Smart Cities podem ser obtidas no endereço https://connectedsmartcities.com.br/#.

• Procint-SP1
  • Procint-SP2