IFRO busca estreitar parcerias internacionais para intercâmbio cultural dos alunos

Publicado: Quarta, 16 de Agosto de 2023, 15h15 | Última atualização em Quarta, 16 de Agosto de 2023, 15h17

Professora Diana Ketlem e o Associate Diretor of Business Development Celop Ketan Gajria 1jpg

A professora de Inglês do Campus Porto Velho Calama, Diana Ketlem Paula do Nascimento, que responde atualmente pela Assessoria de Relações Internacionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), esteve recentemente na cidade de Boston, estado de Massachusetts, USA, quando visitou o Center for English Language & Orientation Programs (Celop), da Boston University.

Segundo ela, a visita teve como objetivo conhecer as instalações e a estrutura daquele centro, com a finalidade de fortalecer a parceria para a mobilidade internacional de grupos de alunos tanto do ensino médio, quanto da graduação. Na ocasião, a professora foi recebida pelo Associate Diretor of Business Development, Celop, Ketan Gajria.

O Centro de Programas de Língua Inglesa e Orientação (CELOP) é o programa intensivo de língua inglesa da Universidade de Boston, que ensina língua e cultura inglesa para estudantes internacionais desde 1975 e está entre os principais centros de língua inglesa do mundo.

A intenção, de acordo com a Assessora, é a de estabelecer um programa para que os alunos do ensino médio possam fazer um curso de Inglês voltado ao Empreendedorismo e à Inovação. Essa proposta, quando finalizada, será encaminhada à Assessoria Técnica do IFRO para que possa ser deliberada junto ao Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), que é a instância de discussão, proposição e promoção de políticas de desenvolvimento da formação profissional e tecnológica, pesquisa e inovação.

Em caso de aprovação, a Assessora diz que a partir do próximo ano poderá ser elaborado e publicado edital para esse fim. Ela adiantou ainda que também está finalizando um projeto desse mesmo curso com a Indonésia. Diana Ketlem é também Orientadora do EducationUSA, que é uma rede global de Centros de Orientação do Departamento de Estado Norte Americano.

Ela informa que no Brasil existem 44 Centros EducationUSA que têm a missão de facilitar o acesso a informações precisas, abrangentes e atualizadas sobre oportunidades de estudos no ensino superior nos Estados Unidos. O escritório do EducationUSA está localizado no Campus Calama e as pessoas interessadas podem agendar orientação individual pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

• CELOP
  • Celop_na_Boston_University
  • Escritório_do_Celop