IFRO e UAB assinam termo de cooperação

Publicado: Terça, 30 de Agosto de 2016, 18h26 | Última atualização em Terça, 30 de Agosto de 2016, 18h32

DSC0046O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) e a Universidad Autonóma del Beni (UAB) assinaram ontem o Termo de Cooperação Técnica entre as instituições. O ato solene foi realizado no Campus Guajará-Mirim. A parceria fomenta atividades entre as duas instituições e permite estabelecer a mobilidade de servidores e estudantes.

Esta cooperação técnica possibilitará a oferta de cursos binacionais ofertados pelas duas instituições. Segundo o reitor do IFRO, Uberlando Tiburtino Leite, a parceria é relevante principalmente pela proximidade, acesso dos alunos e servidores e as áreas de interesse em comum, como a piscicultura e agropecuária.

Para o Reitor da UAB, Luis Carlos Zambrano Aguirre, é importante o intercâmbio acadêmico e tecnológico entre as entidades, pois solucionará mais rápidos os problemas, facilitando o avanço e desenvolvimento da universidade. “É uma política institucional da UAB, o relacionamento internacional entre instituições para seu fortalecimento e da ciência”, explicou o reitor.

Este acordo promoverá entre os servidores e estudantes interações educacionais, não apenas na fronteira, mas na sua área de influência e nas demais unidades. “Precisamos fazer essa integração para possibilitar a expansão do processo educacional do IFRO na região. Faremos pesquisas e projetos de extensão juntamente com a Bolívia que já tem experiência em agropecuária, administração e educação”, relatou Vagner Schoaba, diretor-geral do campus Guajará-Mirim.

O Termo de Cooperação Técnica foi elaborado a partir de uma demanda do Observatório do IFRO que propôs a inclusão de pesquisadores bolivianos no projeto de pesquisa denominado “Diagnóstico Regional Guajará-Mirim” e contou com a mediação da Assessoria de Relações Internacionais do IFRO.

• _DSC0028
  • _DSC0031