IFRO realiza 7ª edição do Enpex nos dias 23 e 24 de agosto

Publicado: Sexta, 11 de Agosto de 2023, 21h40 | Última atualização em Segunda, 14 de Agosto de 2023, 09h16

img materia VII Enpex IFRO

O Instituto Federal de Rondônia (IFRO) realiza nos dias 23 e 24 de agosto, em Porto Velho (RO), o VII Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão (Enpex). Já nos dias 30 e 31 de agosto o evento continua virtualmente. As ações presenciais serão realizadas na Reitoria da instituição, com cerimônia de abertura prevista para as 8h30.

Participarão do Enpex os Diretores de Ensino e Diretores de Ensino Substitutos, Chefes de Departamento de Pesquisa, Coordenadores de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Chefes de Departamentos de Extensão e Coordenadores de Integração Escola, Empresa e Comunidade.

O evento tem como objetivo reunir os gestores das áreas finalísticas para discutir estratégias, trocar experiências e promover a integração entre as áreas e seus dirigentes, bem como formação para os novos gestores. Pretende ser um espaço de diálogo entre as três Pró-Reitorias e os setores a elas correspondentes nos campi do IFRO.

Além da integração entre os gestores, o evento visa a promover uma experiência formativa. No ano de 2023 o foco será nos temas: PDI & PPI (2023-2027): desafios estratégicos e ações setoriais; Integração entre ensino, pesquisa e extensão; Gestão participativa e democrática; Planejamento e gestão dos processos; O componente pedagógico da pesquisa e da extensão; Acesso, permanência e êxito; Mediação de conflitos, trabalho em equipe e clima organizacional; Novos indicadores de pesquisa e extensão (Portaria SETEC nº 299, de 6 de maio de 2022); Orientação às ICTs para a melhoria da gestão de suas políticas de inovação.

PROGRAMAÇÃO GERAL ENPEX 2023

23/08/2023 - QUARTA - PRESENCIAL

8h

Credenciamento / Momento Cultural

Mesa de Abertura do ENPEX: Pró-Reitores

9h30

Apresentação das equipes de Ensino, Pesquisa e Extensão das unidades do IFRO

10h30

11h

Discussão sobre os desafios estratégicos e ações setoriais

1) Integração entre Ensino, Pesquisa e Extensão: planejamento, monitoramento e avaliação;

2) Acompanhamento de egresso;

3) Política de acesso, permanência e êxito;

4) Gestão participativa e democrática;

5) O componente pedagógico da Pesquisa e da Extensão.

Almoço

14h

Mesa Redonda: Os desafios estratégicos para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão no PDI/PPI e as ações setoriais (Prodin/DPLAN e Pró-Reitorias finalísticas)

Planejamento com foco nos desafios e ações setoriais.

15h45min

Coffee break

16h

Ensino: O Projeto Pedagógico Institucional;

Pesquisa & Extensão: Novos indicadores de pesquisa e extensão (Portaria SETEC nº 299, de 6 de maio de 2022).

18h

Encerramento das atividades do dia – retorno ao hotel.

24/08/2023 - QUINTA - PRESENCIAL

8h

Programação conjunta: construção de clima organizacional para o trabalho em equipe (Kelly Catafesta).

9h

1) Ensino: Desafios e perspectivas da Gestão do Ensino;

2) Pesquisa: Orientação às ICTs para a melhoria da gestão de suas políticas de inovação;

3) Extensão: Desafios e perspectivas da Gestão da Extensão.

10h

10h30

1) Ensino: Desafios e perspectivas da Gestão do Ensino / PPI;

2) Pesquisa: Desafios e perspectivas da Pesquisa / PPI;

3) Extensão: Desafios e perspectivas da Gestão da Extensão/ PPI.

Almoço

14h

1) Ensino: Desafios e perspectivas da Gestão do Ensino;

2) Pesquisa: Desafios e perspectivas da Pesquisa;

3) Extensão: Desafios e perspectivas da Gestão da Extensão.

16h15min

Coffee break/Momento Cultural

16h30

Programação conjunta: os desafios de gestão para o Ensino, Pesquisa e Extensão.

Avaliação do evento/Encaminhamentos.

18h

Encerramento das atividades do dia – retorno ao hotel.

30/08/2023 - QUARTA - Programação virtual (conjunta)

8h30

Planejamento e Gestão de Processos de Ensino, Pesquisa e Extensão (DADM/Elisandro).

10h00

10h15

Acesso, Permanência e Êxito - Gilberto Paulino (Prodin/DPLAN).

12h

Encerramento das atividades do dia.

31/08/2023 - QUINTA - Programação virtual (conjunta)

8h30

O papel do gestor na mediação de conflitos.

10h00

10h15

Gestão participativa e democrática.

12h

Encerramento das atividades do dia.