IFRO realiza reunião de alinhamento para parceria com Secretaria de Justiça do Estado de Rondônia

Publicado: Quarta, 09 de Agosto de 2023, 19h15 | Última atualização em Quarta, 09 de Agosto de 2023, 19h18

Reunião IFRO e Sejus 2

Na manhã do dia 8 de agosto, representantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) e da Secretaria de Justiça do Estado de Rondônia (SEJUS) se reuniram na Reitoria do IFRO para discutir e alinhar detalhes de futura parceria para colaboração mútua. A reunião, marcada por um clima de cooperação e expectativa, contou com a presença de servidores de ambas as instituições.

Representando a SEJUS estavam Vanessa da Silva Krause, policial penal e Diretora da Escola de Serviços Penais/SEJUS; Márcio Martins Pinheiro, policial penal e chefe de núcleo da Escola de Serviços Penais/SEJUS e Fábio Recalde, policial penal e gerente de reinserção social da SEJUS. Juntos, trouxeram a perspectiva da área de justiça e segurança, destacando a importância da formação e atualização contínua dos profissionais que atuam nesse setor da sociedade.

Pelo lado do IFRO, os representantes foram Xênia de Castro Barbosa, Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, e Mauro Henrique Miranda de Alcântara, Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional. Ambos trouxeram a visão acadêmica e de inovação que o IFRO tem promovido ao longo dos anos, enfatizando a importância da colaboração entre instituições públicas para o desenvolvimento regional e o progresso da educação.

A reunião girou em torno da criação de um Grupo de Trabalho que terá como objetivo a finalização do Termo de Cooperação Técnica. Esse termo prevê a oferta, por parte do IFRO, de cursos de graduação, pós-graduação, formação inicial e continuada, bem como serviços tecnológicos para a Secretaria de Justiça do Estado de Rondônia. Reunião IFRO e Sejus

“Essa colaboração visa a aprimorar a capacitação e qualificação dos profissionais da área de justiça e segurança e qualificar os apenados em processo de ressocialização, buscando impactar positivamente a prestação de serviços à sociedade e contribuir para a reinserção social dos indivíduos em situação de vulnerabilidade”, destacou Mauro Henrique Miranda de Alcântara, Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional.

A reunião foi considerada um passo importante na direção de uma parceria sólida e produtiva. “O comprometimento mútuo em promover a educação de qualidade e aperfeiçoar os serviços relacionados à justiça e segurança demonstra o potencial dessa colaboração para impulsionar o desenvolvimento do estado e do país como um todo”, comentou Xênia de Castro Barbosa, Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação.

A expectativa agora é de que o Grupo de Trabalho se dedique à elaboração detalhada do Termo de Cooperação Técnica, “definindo as etapas e ações necessárias para que essa parceria seja efetivada e gere resultados positivos a longo prazo”, complementou Mauro.