Início de outubro é o prazo final para adequação à nova cota de armazenamento do Google no IFRO

Publicado: Quarta, 09 de Agosto de 2023, 18h50 | Última atualização em Segunda, 14 de Agosto de 2023, 09h33

img materia mudanças google servidores

O Instituto Federal de Rondônia (IFRO), por meio do Comitê Gestor de Tecnologia da Informação, dando andamento às ações de padronização e garantia dos recursos de tecnologias da informação e da comunicação (TIC) e visando a garantir a manutenção e disponibilidade dos serviços para toda a comunidade acadêmica, deliberou sobre a definição de cota para utilização dos recursos de e-mail e armazenamento em nuvem da plataforma Google Workspace for Education.

A partir do dia 02 de outubro de 2023, cada conta de e-mail institucional, com exceção das contas de e-mail estudantis, que não possuem espaço e armazenamento no Google Drive, terão uma cota de 100Gb.  A decisão sobre os limites de armazenamento nos e-mails institucionais foi definida na reunião do Comitê Gestor de Tecnologia da Informação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, que aconteceu durante o Conselho de Dirigentes do IFRO (Codir), do dia 07 de junho.

Conforme o Diretor de Gestão de Tecnologia da Informação, Bruce Albuquerque “todos os usuários que estão acima do limite de armazenamento precisam se adequar até esta data. Caso uma conta de e-mail, justificado o motivo, necessite de uma cota maior que a padrão, será possível a solicitação de aumento de cota”.

Segundo Bruce, atualmente, o IFRO possui mais de 16 mil usuários/contas em uso, ocupando, no total, mais de 88% do espaço de armazenamento (100% = 100TB) no pacote Google Workspace for Education, utilizado com os serviços de e-mail e com o Google Drive.

Bruce alerta que esta ação, pretende também, instruir os servidores a não utilizarem os recursos institucionais para armazenamento de arquivos pessoais, fazendo valer o determinado na Instrução Normativa 2/2020/CGAB/REIT, em seu artigo 33 parágrafo II, que trata como infração o envio, recebimento e armazenamento de conteúdo estritamente pessoal na conta de e-mail institucional.

“Como forma de evitar impactos no andamento das atividades laborais, os servidores estão sendo orientados a migrarem seus arquivos do Google Drive para a solução OneDrive da Microsoft”, orienta Bruce, indicando a leitura do Manual de Acesso ao Pacote Microsoft Office 365 disponível em: https://portal.ifro.edu.br/images/DGTI/manuais/Manual_de_acesso_ao_Pacote_Microsoft_Office_365.pdf.

Caso o servidor tenha qualquer tipo de dificuldade para acessar os recursos na plataforma Office da Microsoft, ou em caso de ainda não possuir, deverá solicitar auxílio via central de serviços à equipe de Gestão de Tecnologia da Informação de sua unidade. “É importante destacar que diversas instituições já definem cotas para utilização de e-mail, a exemplo da Universidade Federal do Pará, dentre outras. Contamos com a colaboração e compreensão de todos para tornarmos essa transição um sucesso. Juntos, seguiremos evoluindo e promovendo o melhor ambiente acadêmico para todos os nossos usuários”, finaliza o gestor.