Estudantes e servidores são chamados a participar da Consulta Pública sobre o Plano de Dados Abertos do IFRO

Publicado: Terça, 08 de Agosto de 2023, 15h23 | Última atualização em Quinta, 24 de Agosto de 2023, 09h44

img materia pda ifroEstá em fase de elaboração o Plano de Dados Abertos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (PDA/IFRO). Para tanto, servidores e alunos são chamados a contribuir na Consulta Pública para definição do que será prioridade no Plano. A chamada é para que todos participem da composição do documento, apontando quais dados institucionais deverão ser abertos. A consulta pública está disponível por meio do link: https://bit.ly/consulta-plano-dados.

O prazo para participação foi prorrogado até o dia 28 de agosto de 2023. Conforme informação da Comissão responsável pela elaboração do Plano de Dados Abertos do IFRO (Exercício 2023-2025) a consulta à comunidade interna contribuirá para que o IFRO receba a expectativa social de quais dados precisam ser priorizados na abertura.

“O Plano de Dados Abertos é uma parte essencial da democratização do acesso à informação. Ele permite que a sociedade se beneficie do acesso a informações públicas, promovendo a transparência, a inovação e a colaboração. O envolvimento da sociedade nesse processo é fundamental para garantir que o plano atenda às necessidades e expectativas da comunidade em geral”, realça a Ouvidora do IFRO, Gleiciane Santos Oliveira Xavier de Mesquita.

Servidores e alunos do IFRO são chamados a colaborar respondendo a pesquisa. São 12 categorias que estão em avaliação na Consulta Pública, em que a comunidade do IFRO deve indicar o grau de importância atribuído a cada item avaliado. Os graus de prioridade variam de pouco a muito importante. “A participação da sociedade é crucial para garantir que o Plano reflita não apenas como necessidades institucionais, mas também como expectativas e demandas da comunidade em geral. Esta é uma oportunidade única para que toda a comunidade do IFRO possa influenciar diretamente na forma como os dados serão compartilhados e utilizados, fomentando transparência, inovação e colaboração”, destaca Gleiciane.

Outras informações podem ser obtidas por meio do e-mail da Ouvidoria do IFRO/SIC (Serviço de Informação ao Cidadão): Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.