IFRO apresenta Projeto Cidades Inteligentes em Exposição Agropecuária de Ariquemes

Publicado: Segunda, 07 de Agosto de 2023, 18h54 | Última atualização em Segunda, 07 de Agosto de 2023, 19h03

expoARI 3

Presente na 38ª Exposição Agropecuária de Ariquemes (Expoari), o Instituto Federal de Rondônia (IFRO) teve mais uma oportunidade de apresentar o Projeto Cidades Inteligentes (PROCINT) à população. Durante as nove noites da Expoari, encerrada neste domingo (6), milhares de visitantes passaram pelo estande do IFRO e tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre cada um dos cinco eixos de atuação do Projeto Cidades Inteligentes: Educação, Saúde, Empreendedorismo e Inovação, Segurança e Governança.

Para o coordenador-geral do PROCINT, professor Vagner Schoaba, a participação do IFRO na Expoari foi uma oportunidade de apresentar o Projeto Cidades Inteligentes a uma grande quantidade de frequentadores, sendo a maioria do município de Ariquemes, cidade por onde se iniciaram as ações do ‘Cidades Inteligentes’, com investimento inicial superior a R$ 22 milhões de emenda parlamentar do senador Confúcio Moura, que em 2023 injetou outros R$ 10 milhões para a expansão do Projeto.

Educação

Na Expoari o IFRO chamou a atenção de grande parte de seus visitantes para a sala interativa do eixo Educação. A interatividade e o colorido das telas cativaram a criançada, que pôde desfrutar à vontade da tecnologia que o Projeto Cidades Inteligentes propõe para as escolas municipais de Ariquemes e também de outros municípios, de acordo com o interesse de cada cidade.

Vagner Shoaba afirma que a sala interativa facilitará para as escolas municipais o trabalho educacional com as crianças, seja na área da matemática, da língua portuguesa ou mesmo para treinar a coordenação motora infantil.

Saúde

O coordenador do eixo de saúde, Andrey Alencar Quadros,  destaca que o objetivo do PROCINT é auxiliar na melhoria da qualidade dos serviços para a população de Ariquemes. “O Projeto está dividido em cinco eixos e na Saúde estamos informatizando alguns serviços. Iniciamos pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ariquemes e expandimos para todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS)”, explicou o coordenador.

Andrey acrescentou ainda, que cada um dos cinco eixos do Projeto Cidades Inteligentes tem proposta inicialmente de informatizar os serviços. Alencar citou como exemplo de efetividade do eixo Saúde, a implantação do sistema Pronto Saúde. “Se o paciente visitar uma UBS e depois procurar atendimento numa UPA, o médico de plantão terá acesso ao prontuário completo do paciente, todo histórico dele, tudo conforme rege a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)”, informou.

Empreendedorismo e Inovação, Segurança e Governança

Ao detalhar a amplitude do ‘Cidades Inteligentes’, Andrey Alencar disse que haverá um sistema que interligará toda a educação municipal de Ariquemes. Ressaltou que a ideia é expandir o PROCINT a outros municípios, para que Rondônia seja considerada um estado inteligente. E por meio do eixo Empreendedorismo e Inovação, o Projeto Cidades Inteligentes implantará ilhas digitais que terão computadores e rede de wi-fi gratuitos para a população.  “Logo a prefeitura de Ariquemes terá serviços de digitalização de processos, redução de filas e a diminuição de impressões no serviço público. No eixo Segurança, a cidade terá câmeras instaladas formando um cerco eletrônico para ajudar no monitoramento. E o eixo Governança trabalhará a questão de processos junto à prefeitura, sistematizando os processos e os interligando”, explanou Alencar.

• Expoari
  • expoARI_2