Plataforma de cursos MOOC do IFRO completa um ano com mais de 20 mil usuários ativos

Publicado: Segunda, 31 de Julho de 2023, 15h00 | Última atualização em Segunda, 31 de Julho de 2023, 15h00

mooc capa vinhetaA plataforma de cursos livres e gratuitos, na modalidade MOOC (Massive Open Online Course), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) completou um ano com mais de 20 mil usuários ativos. O espaço virtual renovado foi colocado no ano em 2022, visando a ampliar o alcance do IFRO para milhares de pessoas em todo mundo, com cursos de alta qualidade, planejados com apoio de equipe multidisciplinar para serem oferecidos na modalidade de autoaprendizagem.

Conforme avaliação da Coordenação do Projeto MOOC/DEAD/Reitoria/IFRO, “é com grande satisfação que comemoramos o primeiro ano de existência da Plataforma MOOC do IFRO, que ultrapassou a marca de mais de 20 mil usuários ativos cadastrados, com mais de 13 mil certificados de conclusão emitidos dentre os 18 cursos disponíveis. São muitos os motivos para comemorar e agradecer ao trabalho coletivo de dezenas de pessoas, servidores públicos, que ao longo de anos planejaram e construíram as bases deste projeto de democratização do acesso ao conhecimento por meio de uma plataforma de cursos livres, que tem sua qualidade atestada por milhares de usuários de Rondônia, de todo Brasil e até mesmo do exterior”.

Entre novidades e aperfeiçoamentos, a Plataforma traz novos cursos, como o de Formação de Mediadores para Educação Profissional e Tecnológica na Educação a Distância, e em breve estarão disponíveis os cursos Moodle para Professores e Desbravando o Moodle, dirigido principalmente aos estudantes. A plataforma é aberta a alunos e servidores do IFRO, e ao público em geral. A Plataforma conta com mais de 700 mil visitas on-line, dando mais visibilidade ao IFRO e democratizando o acesso à informação, assim como fortalecendo a cultura digital na instituição.

Entre as avaliações de cursistas estão a de Johne Silva: “queria agradecer a iniciativa desta plataforma, de muito valor a se agregar com certeza”. Emanuel de Oliveira Andrade falou sobre a pertinência dos cursos, “acredito que essa plataforma oferece cursos com temas emergentes e importantes, na atual conjuntura em que vivemos”. Ele completa dizendo que a plataforma é intuitiva e que ficou surpreso ao ver que o MOOC contava com um blog: “que perfeito!”. Para Dayana Maria da Silva, “esse curso é muito bom, muito rico de informações, com certeza esse curso vai ajudar a melhorar minha vida acadêmica, já quero fazer mais cursos nessa plataforma”. Na opinião de Amanda Trindade da Silva “o curso é excelente, contribuiu muito para conhecer o conteúdo”. Por fim, Lucas de Brito Muniz escreve que o “curso é realmente muito bom! Compartilharei com meus colegas professores!”.

A plataforma fica disponível 24 horas por dia, 365 dias por ano. Os cursos têm duração de 20 a 60 horas, e permitem a introdução ou mesmo o aprofundamento nos temas mais variados. Os cursos são de Metodologias Ativas de Aprendizagem; Literatura, História e Cultura Afro-Brasileira na sala de aula; Marketing: Conceitos e Estratégias; Logística Reversa; Ecologia Geral; Educação Inclusiva; Criação de cursos MOOC; Gamificação no envelhecimento; Educação Digital Humanizada; Gestão de Pessoas: Conceitos e Processos; Iniciação Científica para a Educação Básica; Fundamentos da Biologia Celular; Linguagem e Contexto: reflexões teóricas e práticas sobre a escrita científica; Curso Básico de Libras no Contexto Educacional; entre outros.

Acesse a Plataforma MOOC neste link: mooc.ifro.edu.br

• mooc_-_1_ano