Institutos Federais completam 15 anos neste 2023: selo comemorativo foi escolhido pelo MEC

Publicado: Sexta, 28 de Julho de 2023, 08h19 | Última atualização em Sexta, 28 de Julho de 2023, 08h20

SELO 15 ANOS verticalFoi eleito pelo Ministério da Educação o selo para os 15 anos dos institutos federais. A divulgação ocorreu nacionalmente na segunda-feira, 24 de julho, com o resultado do concurso de seleção do selo comemorativo dos 15 anos da Rede. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) é uma das instituições que fazem parte da história.

Integrando a comemoração nacional, em Rondônia também se referencia a uma história anterior, iniciada há 30 anos, com a criação em 1993 da Escola Agrotécnica Federal de Colorado do Oeste (EAFCO). A antiga Escola Agrotécnica se transformou em 2008 no IFRO Campus Colorado do Oeste. Com sede localizada na área rural do município de Colorado do Oeste, o campus é uma escola fazenda, possuindo mais de 1.200 alunos matriculados em cursos técnico, superiores e de pós-graduação, mais os ofertados pela Educação a Distância (EaD). Juntamente com outros 9 campi (Ariquemes, Cacoal, Jaru, Ji-Paraná, Guajará-Mirim, Porto Velho Calama, Porto Velho Zona Norte, São Miguel do Guaporé e Vilhena), mais a Reitoria em Porto Velho e os diversos polos de EaD, formam a estrutura do Instituto Federal de Rondônia.

Selo comemorativo

A proposta eleita pelo MEC representa a diversidade das instituições, e foi criada por servidor da rede federal e será utilizada nas comemorações pelo Brasil. O selo vencedor é uma criação do servidor do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Aureliano Machado da Silva. O processo de escolha foi realizado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) com o intuito de personalizar um selo postal e de criar uma identidade visual que valoriza e celebra o aniversário dos institutos federais, que ocorre em dezembro.

O secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Getúlio Marques Ferreira, reforçou que o selo comemorativo fortalece a imagem dos IFs, que conceitua como “instituições de excelência que transformam vidas por meio da educação profissional e tecnológica gratuita e de qualidade para milhares de jovens e adultos de todo o Brasil”.

O certame recebeu 13 inscrições e o júri foi formado por servidores do MEC e da rede federal, que avaliaram as propostas a partir dos seguintes critérios: criatividade; originalidade; expressividade; estética e adequação ao tema proposto. O vencedor explica que o selo representa a diversidade dos institutos federais.  “Minha proposta representa os 15 anos pela diversidade das cores e das formas, mesclando curvas e retas e com cores que remetem ao início da rede em 2008, representando um cenário multicolorido e diverso” Aureliano Machado da Silva, diagramador do Instituto Federal do Piauí.

Celebração

Com o concurso de seleção do selo, a Setec inicia uma série de ações em comemoração aos 15 anos dos institutos federais. As atividades pretendem dar protagonismo às instituições, que tiveram origem centenária, com as escolas de Aprendizes e Artífices, criadas pelo então presidente Nilo Peçanha, e se fortaleceram com a lei 11.892, de 2008, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Acesse o Manual de Identidade Visual do Selo aqui.

Com informações das Assessorias de Comunicação Social do MEC e da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec).

• SELO-15-ANOS-horizontal
  • SELO-15-ANOS-vertical