Campi podem propor projetos de extensão para práticas artístico-culturais

Publicado: Terça, 25 de Julho de 2023, 13h20 | Última atualização em Quarta, 26 de Julho de 2023, 09h18

Proex1Os campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) podem se candidatar, até 13 de agosto de 2023 (vai SUAP), ao Edital de Apoio a Projetos Artístico-Culturais para o ano de 2023. Serão contemplados 10 projetos, inicialmente, um por campus, que desenvolvam práticas artístico-culturais, por meio de ações entre o IFRO e a comunidade externa, tendo em vista a melhoria do processo de ensino e aprendizagem e da qualidade de vida das comunidades participantes.

Os projetos selecionados poderão contemplar uma ou mais linhas de atuação, como artes visuais, dança, música, literatura, teatro e outras, sempre vinculadas a um tipo de manifestação artística. Entre os objetivos estão fomentar projetos de Extensão nos campi do IFRO, articulados com o ensino e a pesquisa, para atendimento à comunidade externa, fortalecendo manifestações artístico-culturais locais; proporcionar, aos estudantes e servidores, recursos para executarem ações diversificadas de entretenimento, formação e transformação pelas artes; e desenvolver ações de impactos sociais nos mais diversos campos para a promoção do desenvolvimento regional.

As atividades devem ser desenvolvidas por servidores (1 coordenador) e estudantes (até 2 bolsistas) do IFRO com, obrigatoriamente, o envolvimento das pessoas da comunidade externa como a maioria beneficiária, bem como colaboradores voluntários. Poderão ser proponentes servidores do quadro permanente do IFRO (docentes ou técnicos administrativos em educação) ou docentes temporários e substitutos, dos campi e Reitoria, desde que não possuam pendências de prestação de contas de outros projetos, ações ou atividades desenvolvidas no âmbito do IFRO nos últimos 2 anos.

Os projetos deverão contemplar, com apoio do respectivo campus ou da unidade de trabalho na Reitoria, apresentações ou outras formas de expressão de resultados junto à comunidade externa, preferencialmente em seu município de origem. Sendo que as propostas precisam atender às diretrizes de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, respeitar os princípios da interdisciplinaridade, voltar-se para a capacidade de geração de produtos de extensão e provocar impactos positivos na formação do estudante e nos ambientes das comunidades interna e externa.

Valores

São previstos recursos para 10 projetos, no limite inicial de um por campus ou Reitoria, contemplando taxas de bancada e bolsas para estudantes, ao valor total de até R$ 90.000,00. Os recursos disponíveis para taxa de bancada são de até R$ 30.000,00, distribuídos em R$ 3.000,00 por projeto, envolvendo R$ 2.000,00 em despesas de custeio e R$ 1.000,00 em despesas de capital.

Serão disponibilizadas duas bolsas mensais de extensão tecnológica durante até 6 meses, para pagamento a 2 estudantes extensionistas, no valor unitário de R$ 300,00 quando de cursos técnicos de nível médio e de R$ 700,00 aos da graduação, ao limite de R$ 6.000,00 por projeto, e R$ 60.000,00 no total.

As despesas por projeto compreendem até R$ 9.000,00, assim divididos: R$ 3.000,00 para taxa de bancada e R$ 6.000,00 para bolsas de extensão estudantis, mas o valor deste limite pode ser ampliado para R$ 11.400,00, se houver 2 estudantes bolsistas de graduação e saldo do edital no conjunto de todos os projetos aprovados.

Para ler o EDITAL 14/2023/REIT-CGAB/IFRO completo, clique aqui.