Campi do IFRO divulgam datas de retorno pós-férias escolares

Publicado: Quarta, 19 de Julho de 2023, 07h20 | Última atualização em Quarta, 19 de Julho de 2023, 20h56

img materiaMuitos dos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) estão em recesso escolar do meio de ano. Neste período de férias escolares há prazos importantes de rematrícula para cursos de graduação (que são realizadas on-line pelo SUAP); e também de retorno às aulas no segundo semestre de 2023.

O período de rematrícula para os cursos de graduação do Campus Ariquemes é de 24 a 26/7. O retorno docente está marcado para 25/7, quando inicia a Semana Pedagógica (de 25 a 29/7). E o retorno das aulas 2023/2 será no dia 31/7. “Estamos trabalhando para sanar as dificuldades do processo de ensino/aprendizagem, tais como a contratação de professores substitutos e fortalecer o atendimento de acompanhamento pedagógico aos docentes e estudantes”, explica o Diretor de Ensino do IFRO Ariquemes, Izaqueu Chaves.

A data de rematrículas da graduação no Campus Colorado do Oeste iniciou nesta semana, ocorrendo de 17 a 23/7. Para o caso de situações específicas, deve-se entrar em contato com Coordenação de Registros Acadêmicos (CRA) e Coordenação de Curso, especialmente em caso de análise de choque de disciplinas para alunos que estão pagando matérias de outros semestres. O recesso estudantil segue até dia 26, com retorno às aulas (graduação e técnico) em 27/7. Os docentes voltam dia 25, para a Semana Pedagógica que é nos dias 25 e 26/7.

Com tema “Inclusão escolar: adaptar é preciso!”, a Semana Pedagógica de Colorado do Oeste ocorrerá no Miniauditório do campus. No dia 25, às 8h30, com a Professora Larissa Ferraz Bedôr Jardim se discute “Educação Inclusiva: realidade para haver atendimento educacional especializado”. Em seguida, com a Professora Viviane Kaim é a vez da atividade “Terapia Musical” (9h). No período da tarde, haverá o “Estudo de caso e partilha de experiências: educação inclusiva” (13h). E a partir das 14h30 inicia no Youtube a palestra “A identidade dos Institutos Federais: princípios e bases com o Professor Eliezer Moreira Pacheco”. A programação do dia 26 é toda voltada para planejamento docente.

Para a rematrícula dos cursos de graduação do Campus Ji-Paraná as datas são no período de 17 a 21/7. Na terça, 18/7 inicia a Semana Pedagógica com o retorno dos professores pós-férias, seguindo até dia 21/7. Os alunos voltam às aulas dia 24/7.

O Campus Jaru também realiza a rematrícula entre 17 e 25 de julho, para os cursos de graduação e técnico subsequente. O retorno docente é dia 25, com a Semana Pedagógica ocorrendo em dois dias (25 e 26/7/2023). E o retorno discente é na semana seguinte, dia 31/7.

Programação nos demais campi

Em Cacoal, 24/7 é o retorno das aulas 2023/2 para os cursos técnicos e de graduação. Até o dia 23 de julho é o período de rematrícula para os cursos de graduação. Em 18/7 há o retorno docente, com a Semana Pedagógica do campus marcada para ocorrer de 18 a 21/7.

O Campus Guajará-Mirim realiza a rematrícula de 17 a 25 de julho. Para os dias 25 e 26/7 está no cronograma a realização da Semana Pedagógica. Já o retorno das aulas é dia 31/7.

As competições escolares vão movimentar o início do segundo semestre do Campus Vilhena. A unidade retorna dia 19 de julho já animada com a realização dos Jogos Interclasses 2023. Para os servidores do ensino, o Encontro Pedagógico será dias 18 e 19/7.

No caso do Campus Avançado São Miguel do Guaporé, a data da semana de Encontro Pedagógico é de 25 a 28/7. O início das aulas está marcado para o último dia do mês, 31/7.  E no dia seguinte, 1ª de agosto, a unidade realiza a aula inaugural dos Cursos Superiores (EaD) em Gestão Pública e em Gestão Comercial.

No Campus Porto Velho Calama, o calendário prevê que o Encontro Pedagógico será dias 25 e 26/7. E a volta às aulas dia 27/7.

E no Campus Porto Velho Zona Norte a Semana Pedagógica está marcada para três dias: 25 a 27/7. Dia 28 de julho ficou reservado para o planejamento docente. E de 31 de julho a 4 de agosto ocorre a Semana de Acolhida aos Estudantes.

• Colorado-Informações_1
  • Colorado-Informações_2